Instrumentos financeiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Instrumentos Financeiros Derivados: Os instrumentos financeiros derivados são instrumentos financeiros cujo valor depende do valor de um título em que se baseiam.
“Um instrumento financeiro derivado, é qualquer instrumento financeiro cujo o valor seja função (derive-se) de outras variáveis que são em certa medida mais fundamentais.”
Assim, os Derivados são instrumentos financeiros que nãopossuem qualquer valor intrínseco, mas derivam o seu valor de qualquer outra coisa (acções, taxas de câmbio, mercadorias, etc.) Segundo o Padrão Internacional de Contabilidade (International Accounting Standards - IAS 39) - “Instrumentos Financeiros: identificação e medida”, definem os derivados como um instrumento financeiro:
Ø Cuja modificação do valor surge em resposta à alteração de uma taxa dejuro especificada, do preço de um produto, da taxa de cambio estrangeira, de um índice de preços ou taxas, numa avaliação de crédito ou num índice de crédito, ou numa variável semelhante por vezes chamada "subjacente".

Instrumentos Financeiros Derivados
A aquisição/transacção de instrumentos financeiros derivados têm como objectivos primários:
§ Gestão corrente ou antecipação dos riscosrelativos a operações e posições financeiras;
§ Tomar posições abertas ou especulativas para beneficiar da antecipação dos movimentos do mercado.

Os Instrumentos Financeiros Derivados e o Risco
Enquanto outros instrumentos financeiros têm certos riscos, os derivados possuem frequentemente características particulares que influenciam os riscos, ou seja, isolam determinados riscos a baixos custos detransacção, o que os torna numa valiosa ferramenta da gestão do risco da empresa, tais como:
§ Não requer pouco ou nenhum nível de outflows/inflows de dinheiro vivo até à maturidade das transacções;
§ Nenhuma proporção ou montante fixado é pago ou recebido;
§ Potenciais riscos e recompensas podem ser substancialmente mais elevados do que correntes desembolsos.

O objectivo principal dosmercados de derivados é a cobertura do risco, tendo sido esta a principal razão para o seu aparecimento.
Como já foi referido, os instrumentos financeiros derivados têm como função a administração e/ou cobertura de riscos financeiros. Estes riscos podem ser:
Ø Risco de Crédito;
Ø Risco de Mercado;
Ø Risco de Liquidez;

RISCO DE CRÉDITO: É o risco de que um participante no instrumento financeirofalte ao cumprimento da sua obrigação e cause ao outro participante uma perda financeira.

RISCO DE MERCADO: É o risco de que o valor do instrumento financeiro flutue em resultado de oscilações dos preços de mercado, quer essas alterações sejam provocadas por factores específicos do título individual ou do seu emitente (risco específico), quer por factores que afectem todos os títulos negociadosno mercado (risco sistemático).

RISCO DE LIQUIDEZ: É o risco de que uma empresa se depare com dificuldades em conseguir fundos para satisfazer compromissos associados aos instrumentos financeiros, isto é, a possibilidade de faltar recursos para saldar as transacções no momento exigido.

O desenvolvimento dos instrumentos financeiros derivados surgiu como forma de cobrir os riscos. No entanto,com estes produtos não ocorre a eliminação do risco total, mas a reestruturação dos riscos individuais (por agente) e a transferência para terceiros.

DMIF - Directiva dos Mercados e Instrumentos Financeiros
1 - Conceito:
A Directiva dos Mercados e Instrumentos Financeiros (DMIF) é uma directiva europeia (Directiva nº2004/39/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de Abril, e Directivanº2006/73/CE, da Comissão, de 10 de Agosto) que visa uma maior harmonização da legislação europeia, tendo como objectivo principal a criação de um mercado único europeu de serviços financeiros.

Esta directiva foi transposta para a legislação nacional (DL nº357ª/2007 de 31 de Outubro) e entrou em vigor a 1 de Novembro de 2007.
Ø A DMIF é uma das principais iniciativas da Comissão Europeia no...
tracking img