Instrumentos financeiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
O desenvolvimento dos mercados financeiros veio trazer, no quadro de inovação financeira, os novos instrumentos financeiros, introduzindo nos mercados produtos não tradicionais, com tipos de natureza e complexidade progressivamente difusas, os quais se viriam a tornar num desafio crescente para o modelo contabilístico.
Através de várias pesquisas, pretendo analisar neste trabalho asalterações que surgiram com o novo sistema de normalização contabilística para os instrumentos financeiros, e quais os impactos que estes trouxeram para a contabilidade e para as próprias empresas.

Abstract
The development of financial markets has brought in the context of financial innovation, new financial instruments, introducing non-traditional markets, with different types of graduallydiffuse nature and complexity, which if they would become a growing challenge for the accounting model.
Through various studies, I analyze in this assignment the changes that came with the new accounting standard for financial instruments, and the impacts that these have brought to the accounts and the companies themselves.

Índice Geral
Resumo 1
Abstract 1
Índice de Esquemas e Tabelas 2Introdução 3
Instrumentos financeiros – Principais alterações com a entrada do novo Sistema de Normalização Contabilística 4
NCRF 27 – Instrumentos Financeiros (IAS 32 e 39 e IFRS 7) 4
Diferenças face ao POC 4
Novos Critérios de Mensuração 5
O que há a fazer para combater os efeitos dos novos critérios de mensuração: 7
Justo valor 8
Conclusão 9
Bibliografia 10

Índice de Esquemas eTabelas

Esquemas |
Esquema 1 – Diferenças fundamentais entre a NCRF 27 e o POC/DC ………………………………………………………5 |
Esquema 2 – Mensuração em cada data de relato de instrumentos financeiros …………………………………....7 |
Tabelas |
Tabela 1 – Diferenças entre o POC e o SNC no trabalho dos instrumentos financeiros ……………………………6 |

Introdução
No âmbito da unidade curricular de ContabilidadeAvançada I, do Mestrado de Contabilidade no ramo de Fiscalidade, leccionado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro, foi proposto, aos alunos, a apresentação escrita de um trabalho individual, incidente sobre o trabalho apresentado oralmente, no meu caso os Instrumentos Financeiros, respectivamente os Activos Financeiros.
Após algumas pesquisas, decidifalar sobre as alterações sofridas nos instrumentos financeiros aquando a entrada em vigor do novo sistema de normalização contabilística, uma vez que os instrumentos financeiros foram uma das áreas que sofreram os principais impactos desta mudança.
Para realização deste trabalho analisei diversos artigos, consultei alguns livros e fiz diversas pesquisas na internet, de forma a tornar este trabalhoo mais explícito e útil possível.
Apesar de os instrumentos financeiros serem uma das áreas que sofreram mais alterações com a aplicação do novo sistema de normalização contabilístico, ainda não temos muitas referências bibliográficas que possamos consultar, o que dificulta em muito a realização deste trabalho. No entanto acho que este trabalho será muito útil para a compreensão das novasalterações e reflectir se o impacto destas alterações está a ser positivo ou negativo.

Instrumentos financeiros – Principais alterações com a entrada do novo Sistema de Normalização Contabilística
NCRF 27 – Instrumentos Financeiros (IAS 32 e 39 e IFRS 7)
A NCRF 27 trata do enquadramento contabilístico dos instrumentos financeiros, onde são detectadas diferenças significativas em relação ao POC edirectrizes. A norma baseia-se em três normas do IASB, duas de apresentação e divulgação – as IAS 32 e IFRS 7 – e uma de mensuração – a IAS 39. Estas normas do IASB têm sido alvo de diversas críticas, que vão desde a sua complexidade intrínseca à utilização excessiva do critério do justo valor, nomeadamente quanto a instrumentos transaccionados em mercados não suficientemente líquidos. As normas...
tracking img