Instrumentos da topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Topografia

Vitória – ES

Trabalho de Topografia

Instrumentos Topográficos

Introdução

Topografia é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a situação e a localização deles que podem ficar em qualquer área. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, etc. e aindarepresentá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográficas. Também instrumento fundamental para a implantação (chamadas locações) e acompanhamentos de obras como: projeto viário, edificações, urbanizações (loteamentos), movimento de terra (cubagem de terra), e outros.
A palavra topografia deriva das palavras gregas “topos”(lugar) e “graphen” (descrever), o que significa a descrição minuciosae exata de um lugar, para tal descrição e necessário o uso de certos equipamentos.
Esse trabalho tem o objetivo de fazer uma breve descrição dos equipamentos topográficos utilizados, e como manuseá-los

Baliza Topográfica:
 É um instrumento utilizado pelo topógrafo para elevar o ponto topográfico com objetivo de torna-lo visível. È utilizado para manter o alinhamento na medição dos pontos.Comprimento de 2 metros, seu diâmetro de 16 a 20 mm São pintados em cores contrastantes (branco e vermelho ou branco e preto) para permitir que sejam facilmente visualizadas à distância. Devem ser mantidas na posição vertical, sobre tachinfa do piquete, com auxílio de um nível de cantoneira.


Nível Topográfico:
O Nível topográfico, também chamado nívelóptico é um instrumento que tem à finalidade de medição de desníveis entre pontos que estão a distintas alturas ou trasladar a cota de um ponto conhecido a outro desconhecido. Ele se usa junto com uma baliza.



Nível (Bolha):
O nível é um instrumento destinado a gerar um plano horizontal de referência, para calcular os desníveis entre pontos. Podem ser automáticos ou digitais. 


Mira:As estádias, ou miras estadimétricas são réguas graduadas centimetricamente de 0 (no chão) a 4,0 metros, cujas leituras devem ser feitas com detalhamento mínimo de 0,5 cm, é usada em levantamentos topográficos altimétricos principais, pelo método do nivelamento geométrico.
A escala métrica é indicada com pequenos círculos localizados acima da escala decimétrica, sendo que o número de círculoscorresponde ao número de metros.
A mira é colocada sobre um ponto topográfico (ponto visado) para leitura de alturas entre o ponto no terreno e o plano horizontal formado pela visada do nível.

GPS
O sistema de posicionamento global (GPS), é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo, assim como informação horária, sob todas quaisquercondições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra, desde que o receptor se encontre no campo de visão de quatro satélites GPS.
Inicialmente o seu uso era exclusivamente militar, estando atualmente disponível para uso civil gratuito. No entanto, poucas garantias apontam para que em tempo de guerra o uso civil seja mantido, o que resultaria num serio risco para a navegação. O GPSfoi criado em 1973 para superar as limitações dos anteriores sistemas de navegação.
A tecnologia GPS possibilitou na área topográfica talvez o maior número de aplicações, tais como a medição precisa de terrenos, o desenvolvimento de sistemas cartográficos computacionais muito mais funcionais e precisos, o levantamento de mapas de altitudes, medição de ângulos, além de muitas outras.
Paraplanimetria são necessários três satélites, para planimetria e altitude são necessários quatro satélites. Os satélites são estacionários e quanto mais satélites visualizados, melhor.
A altitude em relação ao nível do mar é chamada de altitude comum ortométrica. A altitude medida pelo GPS é calculada em relação a uma elipse.


Bússola
A bússola é um instrumento dotado de uma agulha imantada, em...
tracking img