Instrumentos cirurgicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
É importante saber o nomes dos instrumentos...
PINÇA HEMOSTÁTICA – há dois tipos – uma reta e outra curva
Tem a função de prender a extremidade da artéria ou do vaso que foi rompido para se fazeruma ligadura.
São instrumentos utilizados para a hemostasia (a hemostasia deve ser bem feita, para que posteriormente não ocorra sangramento e seja necessária outra ligadura) promovendo esmagamentoda artéria e conseguinte cessação sanguínea.

CINZEIS E MARTELOS –
São pouco utilizados. Se usam mais quando não se tem motor de alta-rotação. Servem para se fazer osteotomia (corte de qualquerosso) de 3° molar, curetagem ou retirada de pequenos cistos. No caso de utilizar o cinzel e o martelo, não será necessário a irrigação durante o procedimento, diferentemente de quando se usa uma broca –irriga tanto o osso quanto a cabeça da broca -, caso não faça a irrigação haverá uma necrose
Na exodontia são utilizados três tipos de cinzel – cinzel reto, em forma de pinça goiva, de bisel duplo.O martelo serve para auxilia o cinzel (batendo).
OBS: osteotomia – corte de qualquer osso; ostectomia – retirada do osso

AGULHA – (+- 15:00)??????
Tem a função de promover a passagem do fiopelo tecido com o menor trauma possível. Se dividem em fundo (região em contato com o fio), corpo e ponta. São classificadas quanto ao trauma que produzem (traumáticas e atraumáticas), quanto ao seuformato podem ser curvas (as mais usadas), semi-retas, retas e - - -.

FIOS –
Os fios de sutura podem ser classificados de várias formas, levando em conta a sua degradação pelo organismo - podem serabsorvíveis ou inabsorvíveis, sua origem - podem ser animal (são atacados pelos fagócitos – CatGut(feito por víceras de carneiro), sintéticos ( não sofrem ação enzimática e sim hidrólise, sendofagocitados por macrófagos, num período de 30 a 60 dias - poliéster, nylon), vegetal (algodão, a quantidade de filamentos - podem ser monofilamentados, multifilamentados ou misto e o seu diâmetro (que é...
tracking img