INSTRUMENTAÇÃO DE POTÊNCIA MECÂNICA DA BANCADA COM TURBINA PELTON ATRAVÉS DO FREIO DE PRONY

1857 palavras 8 páginas
INSTRUMENTAÇÃO DE POTÊNCIA MECÂNICA DA BANCADA COM TURBINA PELTON ATRAVÉS DO FREIO DE PRONY

Alex Pinheiro dos Santos Silva¹; Jeferson Araújo Florêncio¹
Jenner Luis Puia Ferreira²
¹Alunos do Curso de Eng.ª Mecânica. E-mail: pinheiro_ps@hotmail.com; jeferson_araujo91@hotmail.com
²Professor Orientador. E-mail: jenner.ibecon@gmail.com
UCDB – Universidade Católica Dom Bosco - Av. Tamandaré, 6000 - Jardim Seminário - Campo Grande/MS Cep:79117-900
RESUMO
Máquina de fluido (turbomachine) é o equipamento que promove a troca de energia entre um sistema mecânico e um fluido, transformando energia mecânica em energia de fluido ou energia de fluido em energia mecânica (HENN, 2006). A turbina Pelton é classificada como máquina de fluido motora de impulsão e é composta por um conjunto de pás duplas em formato de conchas e por uma tubulação que alimenta um ou mais bicos injetores. Este trabalho teve como objetivo o estudo de um instrumento de medição de potência mecânica em uma bancada didática com turbina Pelton do laboratório de Máquinas de Fluxo da Universidade Católica Dom Bosco para uma futura implantação.
Palavras-chave: máquina de fluido, turbina pelton, bancada didática.

1. INTRODUÇÃO
Devido à predominância para geração de energia elétrica por fonte hídrica na matriz energética brasileira, sendo que o Brasil possui 10% do potencial hidráulico mundial tecnicamente aproveitável, a hidroeletricidade se manterá predominante até 2030 segundo o Plano Nacional de Energia (PNE) elaborado pelo Ministério das Minas e Energia (MME).
O Plano 2015 (ELETROBRÁS, 1992) estimou o potencial de geração hídrica no Brasil em 260 GW (Plano 2015, Projeto 4, p. 4). Atualmente, considerando o potencial cuja concessão já foi outorgada (usinas em operação, em construção e em processo de licenciamento), pouco mais de 30% estão explorados. Cenários tendenciais indicam que, em 2030, o consumo de energia elétrica poderá se situar entre 950 e 1.250 TWh/ano, o que poderá exigir a

Relacionados

  • INSTRUMENTAÇÃO DE POTÊNCIA MECÂNICA DA BANCADA COM TURBINA PELTON ATRAVÉS DO FREIO DE PRONY
    1865 palavras | 8 páginas