Instrumentação industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Glossário de Instrumentação Industrial

Glossário de Instrumentação Industrial

AMOSTRAGEM . Leituras que se fazem a intervalos fixos de tempo. ANALISADOR . Equipamento relativamente sofisticado, de operação automática e independente, que tem a finalidade de medir uma ou mais características de uma amostra do processo que por ele flui continuamente. ATUADOR . Aparelho que converte energiaelétrica, hidráulica ou pneumática em movimento mecânico. BANDA PROPORCIONAL . Porcentagem de variação da variável controlada necessária para provocar curso completo do elemento final de controle. CALIBRAÇÃO . Conjunto de operações que estabelece, em condições específicas, a correspondência entre os valores indicados por um instrumento de medição ou por um sistema de medição, ou por uma medidamaterializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. CAMPO DE MEDIDA . Imagem ou conjunto de valores da medida variável que estão compreendidos dentro dos limites superior e inferior da capacidade de medida ou de transmissão do instrumento. Vem expresso no instrumento estabelecendo os valores extremos. CAMPO DE MEDIDA COM ELEVAÇÃO DE ZERO .Campo de medida em que o valor zero da variável ou sinal é maior que o valor inferior do campo.

CÉLULA CAPACITIVA
Centro de Tecnologia Euvaldo Lodi/DIT

1

Glossário de Instrumentação Industrial

. Elemento primário utilizado para registrar variações de pressão a partir da variação de sua capacitância interna. É amplamente empregado em transmissores de pressão. CLP . Ver ControladorLógico Programável. CONTROLADOR . Instrumento que compara a variável controlada com um valor desejado e exerce automaticamente uma ação de correção de acordo com o desvio. CONTROLADOR ANALÓGICO . Instrumento que recebe os diversos sinais de um processo (variáveis do processo), compara-os com um valor pré-estabelecido (valor desejado), efetua os devidos cálculos com o resultado da comparação (sinal dedesvio), e o sinal resultante é enviado como sinal de entrada para outra unidade, como por exemplo uma válvula de controle, etc. CONTROLADOR DE AÇÃO DIRETA . Controlador cujo sinal de saída varia diretamente proporcional ao sinal de entrada. CONTROLADOR DE AÇÃO INVERSA . Controlador cujo sinal de saída varia inversamente proporcional ao sinal de entrada. CONTROLADOR (LÓGICO) PROGRAMÁVEL .Dispositivo em estado sólido, com memória programável pelo usuário, composto basicamente de unidade central de processamento e dispositivos de entrada e de saída. Tem por objetivo adquirir dados de um processo, processá-los através de uma lógica de programa e atuar no processo por meio dos dispositivos de saída. Conhecido pelas siglas CP, CLP e PLC.

CONTROLADOR PROGRAMÁVEL . Ver Controlador LógicoProgramável (CLP).
Centro de Tecnologia Euvaldo Lodi/DIT

2

Glossário de Instrumentação Industrial

CONTROLE ADAPTATIVO . É aquele que mede, de forma contínua e automática, as características dinâmicas (tal como a função de transferência) do processo, as compara com as características dinâmicas desejadas, e usa a diferença para variar parâmetros ajustáveis do sistema (normalmentecaracterísticas do controlador) ou para gerar um sinal atuante de tal forma que o desempenho ótimo pode ser mantido independentemente das mudanças ambientais; alternativamente. Tal sistema pode continuamente medir seu próprio desempenho, de acordo com um dado índice de desempenho e modificar, se necessário, seus próprios parâmetros, de tal forma a manter desempenho ótimo independentemente de mudanças ambientais.CONTROLE DE FAIXA DIVIDA . Sistema de controle em que uma variável manipulada tem preferência com relação a outra ou outras do processo. Consegue-se usualmente fazendo com que os elementos finais de controle atuem cada um para uma parte da faixa de valores de saída do controlador. CONTROLE POR REALIMENTAÇÃO . Sistema de controle em que se compara uma variável medida com um valor desejado...
tracking img