Instituto sou da paz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O objetivo do Sou da Paz é influenciar a atuação do poder público e de toda a sociedade frente á violência.

O Sou da Paz implementa projetos nas regiões e com os públicos mais afetados pela violência, assessora governos na elaboração e implementação de políticas de segurança e mobiliza a sociedade sobre o tema.O Instituto Sou da Paz é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que está sediada em São Paulo e há mais de 10 anos trabalha pela prevenção da violência no Brasil, procurando influenciar políticas públicas nessa área.
Identificada como uma das principais preocupações dos brasileiros, a violência começou a crescer na década de 80 e continuouaumentando nas décadas seguintes. Entre o ano de 1980 e o ano 2000, a taxa de homicídios no País triplicou.
Apesar de afetar as pessoas de forma diferente, esse fenômeno gerou em toda a população uma sensação de medo e insegurança. Em resposta, os governos adotaram primordialmente uma postura reativa e repressiva, defendendo o endurecimento de penas e a construção de prisões como aúnica solução para o problema. Contudo, essas medidas não tiveram reflexo na queda dos índices.
Para construir soluções eficazes contra a violência é preciso conhecer melhor o problema, buscando informações sobre onde a violência se concentra, qual o público mais atingido, quais as circunstâncias nas quais ela acontece. Com essas informações é possível desenvolver estratégias eficazespara garantir a segurança de todos, sempre combinando ações preventivas com medidas de controle.
Olhando para o modo como a violência se manifesta no Brasil podemos perceber que:
• A arma de fogo desempenha um papel central. Estudos afirmam que cerca de 70% dos homicídios no Brasil são cometidos com armas de fogo. Por isso, o Instituto Sou da Paz luta, desde a sua fundação, pelocontrole da circulação de armas no País. Em 2003, após um intenso trabalho de mobilização, conseguiu que o Estatuto do Desarmamento fosse aprovado.
• Os homicídios se concentram nas periferias das grandes cidades e atingem principalmente os homens jovens. Por isso, o Sou da Paz atua nessas comunidades, em projetos que buscam estimular e fortalecer o protagonismo juvenil, a articulaçãocomunitária e a resolução pacífica de conflitos.
• A polícia é um órgão fundamental para a segurança pública e precisa atuar de maneira inteligente, eficaz e próxima da sociedade para atingir resultados concretos na redução da violência. Assim, o Instituto Sou da Paz atua junto dessa instituição, com foco no seu aperfeiçoamento e na disseminação das boas práticas policiais.
As prefeiturastêm um papel importante na prevenção da violência. Por isso, o Sou da Paz procura envolver a gestão municipal e presta assessoria a prefeituras na elaboração de diagnósticos da violência e na construção de planos para enfrentar o problema.
O trabalho do Instituto Sou da Paz nessas quatro áreas consiste no desenvolvimento de metodologias inovadoras e na promoção de ações demobilização da sociedade para que esta pressione o poder público em busca de resultados. Com isso, o Sou da Paz pretende inspirar políticas públicas de segurança e estimular as pessoas, agindo em conjunto, para que cada um desempenhe seu papel num problema que é de todos.

Mais do que uma aposta, a atuação de acordo com essas diretrizes e estratégias traz resultados concretos, como a quedanos homicídios que vem acontecendo no País desde 2003 divulgado pelo Ministério da Saúde em 2007). O distrito do Jardim Ângela e a cidade de Diadema, locais conhecidos por seus altos índices de violência e que conseguiram em pouco tempo reverter essa situação, são outros exemplos de que esse é um caminho a ser seguido.
INSTITUCIONAL
Além de trabalhar com temas específicos e...
tracking img