Instituto Federal Do Paran

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá
Aluno: André Lucas Correia Moreira
Turma: Informática 2013

Pesquisa Redes - Cabos
Em todas as categorias, a distância máxima permitida é de 100 metros(com exceção das redes 10G com cabos categoria 6, onde a distância máxima cai para apenas 55 metros). 
Categoria 5: Os cabos de categoria 5 são o requisito mínimo para redes 100BASE-TX e 1000BASE-T,que são, respectivamente, os padrões de rede de 100 e 1000 megabits usados atualmente. Os cabos cat 5 seguem padrões de fabricação muito mais estritos e suportam freqüências de até 100 MHz, o querepresenta um grande salto em relação aos cabos cat 3.
Apesar disso, é muito raro encontrar cabos cat 5 à venda atualmente, pois eles foram substituídos pelos cabos categoria 5e (o "e" vem de "enhanced"),uma versão aperfeiçoada do padrão, com normas mais estritas, desenvolvidas de forma a reduzir a interferência entre os cabos e a perda de sinal, o que ajuda em cabos mais longos, perto dos 100 metrospermitidos.
Categoria 6: Esta categoria de cabos foi originalmente desenvolvida para ser usada no padrão Gigabit Ethernet, mas com o desenvolvimento do padrão para cabos categoria 5 sua adoção acabousendo retardada, já que, embora os cabos categoria 6 ofereçam uma qualidade superior, o alcance continua sendo de apenas 100 metros, de forma que, embora a melhor qualidade dos cabos cat 6 sejasempre desejável, acaba não existindo muito ganho na prática.
Os cabos categoria 6 utilizam especificações ainda mais estritas que os de categoria 5e e suportam freqüências de até 250 MHz. Além de seremusados em substituição dos cabos cat 5 e 5e, eles podem ser usados em redes 10G, mas nesse caso o alcance é de apenas 55 metros.
Tipos de fibra ótica

As fibras ópticas podem ser basicamente de doismodos:

Monomodo:

Permite o uso de apenas um sinal de luz pela fibra;
Tem núcleo de 8 a 9 μm e casca de 125 μm;
Alcance limitado de 4km para cabeamento estruturado;
Dimensões menores que os outros...
tracking img