Instituto Federal De Goi S

Páginas: 2 (398 palavras) Publicado: 20 de junho de 2015
Instituto Federal de Goiás - Campus Aparecida de Goiânia
Curso: Técnico em Edificações – 3° Ano
Tema: “Cultura e Sociedade”

Resumo

Heitor Paniago

No dia 30 de abril de 2015 ocorreu oprimeiro encontro do “Terceirão Cabuloso”, com a participação dos professores: Prof°. Ms. Kelio Junior, que ministra a disciplina de Português; Profª. Dra. Marisa Vento, que ministra a disciplina deFilosofia; Prof°. Marcos Mécio, que ministra a disciplina de Educação Física e o Profº. Ms. Raul e Vitor, que ministra a disciplina de história.
Cultura e sociedade foi o tema escolhido para estesencontros. Começando com o Prof°. Ms. Kelio Junior, que usando o livro “O Cortiço” de de Aluísio Azevedo, fala sobre o tema cultura.
A seguir, discutimos o tema “carne e alma” e o papel de cada um emnós, com base no pensamento de grandes filósofos. Dando assim fim a palestra do Prof°. Ms. Kelio Junior
Após a fala do Profº. Ms. Kelio Junior, a Profª. Dra. Marisa Vento assumiu o posto de palestranteabordando o tema de Sisifo e o aplicando em nossa vida cotidiana, dando ênfase ao Taylorismo e ao Fordismo, dois sistemas de produção onde o trabalhador e submetido a alienação e segue padrões fixos.Prosseguindo com sua fala a Profª. Dra. Marisa Vento agora fala sobre o tema a “sociedade do controle” e estabelece uma relação com projetos urbanísticos como Shoppings Center, condomínios e oPanóptico de Jeremy Bentham, que é um modelo arquitetônico de prisão circular onde um único observador localizado no centro podia ver todos os presos.
Após um breve intervalo, o Profº. Marcos assume a palavraabordando o tema “Toyotismo e as novas formas de acumulação de capital”.
A característica principal desse modelo é a flexibilização da produção, ou seja, em oposição à premissa básica do sistemaanterior — o fordismo, que defendia a máxima acumulação dos estoques —, o toyotismo preconiza a adequação da estocagem dos produtos conforme a demanda. Assim, quando a procura por uma determinada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Universidade Federal De Goi S
  • Instituto De Tecnologia E Educa O De Goi S
  • Instituto federal
  • Instituto federal
  • Instituto Federal
  • Instituto Federal
  • URBANIZA O DE GOI S
  • Sobre Goi S

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!