Instituto brasileiro de governança corporativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade 3:
Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), governança corporativa foi uma iniciativa surgida na década de 90, do século passado, para diluir o conflito que ocorre nas corporações entre a propriedade e a alta gestão, que criou novas regras que protegessem os acionistas dos abusos da diretoria executiva, da inércia do conselho de administração e das omissões dosauditores independentes.
Os denominados “novo mercado”, “nível 2” e “nível 1” são segmentos especiais de listagem destinados à negociação de ações emitidas na BM&FBOVESPA por empresas que se comprometem, voluntariamente, em cumprir o Regulamento de Listagem do Novo Mercado, com a adoção de práticas de governança corporativa e disclousure adicionais em relação ao que é exigido pelalegislação brasileira vigente.
As novas regras estão descritas na Unidade 5 do material instrucional na plataforma da Educação à Distância.
A partir dos conceitos descritos nos dois primeiros parágrafos, responda os seguintes questionamentos a seguir:
a) Do ponto de vista do investidor, quais as vantagens de comprar ações de empresa que participa destes segmentos de mercado?
b) Do ponto de vista daempresa, quais as vantagens dela aderir a estes segmentos de mercado?
c) Cite 5 (cinco) empresas listadas em cada segmento especial de mercado,.

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
Governança corporativa
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Governança corporativa (português brasileiro) ou governo das sociedades ou dasempresas (português europeu) é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. O termo inclui também o estudo sobre as relações entre os diversos atores envolvidos (osstakeholders) e os objetivos pelos quais a empresa se orienta. Os principais atores tipicamente são os acionistas, a altaadministração e o conselho de administração. Outros participantes da governança corporativa incluem os funcionários, fornecedores, clientes, bancos e outros credores, instituições reguladoras (como a CVM, o Banco Central, etc.) e a comunidade em geral.
Governança corporativa é uma área de estudo com múltiplas abordagens. Uma das principais preocupações é garantir a aderência dos principais atoresa códigos de conduta pré-acordados, através de mecanismos que tentam reduzir ou eliminar os conflitos de interesse e as quebras do dever fiduciário. Um problema relacionado, entretanto normalmente tratado em outro fórum de discussão é o impacto da governança corporativa na eficiência econômica, com uma forte ênfase em maximizar valor para os acionistas. Há ainda outros temas em governançacorporativa, como a preocupação com o ponto de vista dos outros stakeholders que não os acionistas, bem como o estudo dos diversos modelos de governança corporativa ao redor do mundo. Assim, o corporate governance (ou o governo das sociedades) é composto pelo conjunto de mecanismos e regras pelas quais se estabelecem formas de controle da gestão das sociedades de capital aberto, e onde se inclueminstrumentos para monitorização e possibilidade de responsabilização dos gestores pelas suas decisões (ou actos de gestão). A governança corporativa visa diminuir os eventuais problemas que podem surgir na relação entre gestores e accionistas e, consequentemente, diminuir o risco de custos da agência.
Tem havido um renovado interesse no assunto de governança corporativa desde 2001, particularmente devidoaos espetaculares colapsos de grandes corporações norte-americanas como a Enron Corporation e Worldcom. Em 2002, o governo federal norte-americano aprovou a Lei Sarbannes-Oxley, com o propósito de restaurar a confiança do público em geral na governança corporativa.

-------------------------------------------------
Definição
A Governança Corporativa visa a aumentar a probabilidade dos...
tracking img