“Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar fundamentar o que diz, a fazer uma crítica ao que vê e lê, ela vai amanhecendo como sujeitocapaz de uma proposta própria.”
Defensor da educação reconstrutiva, Pedro Demo sustenta que o “nível educacional se atinge quando aparece um sujeito capaz de propor, de questionar”. Para despertaresse espírito na criança, ele receita muita pesquisa e incentivo à elaboração própria de cada aluno. Nesse cenário, a aula tem papel coadjuvante. Indispensável mesmo só é a orientação e oacompanhamento atento do professor. 
- O saber pensar inclui sempre o saber intervir. Nós temos que recuperar um pouco a proximidade entre teoria e prática. Acontece que as escolas e universidades chamam deformação apenas o discurso teórico e incluem em seus currículos apenas uma pequena parte prática, chamada estágio ou coisa do gênero, extremamente desproporcional. É preciso saber colocar a prática já noprimeiro semestre. Eu acho que essa expectativa é muito importante. Os alunos deveriam ter nas escolas a possibilidade de aplicar o conhecimento sem cair no utilitarismo. A melhor coisa para uma teoriaé uma boa prática. E a prática que não volta para a teoria envelhece e fica.a fazer uma crítica ao que vê e lê, ela vai amanhecendo como sujeito capaz de uma proposta propria.
Não tente se vangloriardos méritos de sua aula expositiva diante do educador Pedro Demo. Ele é categórico: não há educação nenhuma em assistir a aulas, tomar notas e ser avaliado no final do bimestre. A isso ele chama orade instrução, ora de transmissão de conhecimento. Pior: para instruir, os professores seriam dispensáveis. A eletrônica cumpriria esse papel sem maiores problemas.
Segundo Demo o professor hoje éacomodado, para ele nenhum aluno consegue prestar atenção em uma aula de oitenta minutos fazendo assim nosso sistema ineficaz, sua idéia de solução seria através da pesquisa, ou seja, ensinar o aluno... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Instituições escolares no brasil colonial e imperial. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Institui%C3%A7%C3%B5es-Escolares-No-Brasil-Colonial-e/657633.html

MLA

"Instituições escolares no brasil colonial e imperial" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Institui%C3%A7%C3%B5es-Escolares-No-Brasil-Colonial-e/657633.html>.

MLA 7

"Instituições escolares no brasil colonial e imperial." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Institui%C3%A7%C3%B5es-Escolares-No-Brasil-Colonial-e/657633.html>.

CHICAGO

"Instituições escolares no brasil colonial e imperial." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Institui%C3%A7%C3%B5es-Escolares-No-Brasil-Colonial-e/657633.html.