Instituições de reinserção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Hume

David Hume (1711-1776) nasceu em Edimburgo, Escócia, no dia sete de maio. Seu pai era um fidalgo da aldeia de Chirnside, onde tinha um sítio chamado Ninewells. Lá Hume passou ainfância. Aos três anos perdeu o pai. Aos doze anos foi para Edimburgo junto com o irmão para estudar. Desde cedo gostou dos clássicos e adquiriu uma sólida formação cultural. Manifestagosto pela filosofia.
David Hume foi um filósofo empirista quanto ao problema da origem do conhecimento, cético em relação á metafísica e utilitário altruísta em assuntos morais e políticos.Concebeu a filosofia como ciência indutiva da natureza humana e chegou à conclusão de que o homem é muito mais um ser prático e sensitivo do que racional .
Segundo David Hume, ele fazia aseguinte pergunta : Será Que Somos Livres ? Só faz sentido como uma pergunta acerca da liberdade da ação e não da vontade. Hume inicia sua discussão sobre esse assunto referindo-se a umalonga e infindável discussão sobre a questão da liberdade.
Hume que, muito cedo, com apenas 28 anos, publicou a sua principal obra – o Tratado da Natureza Humana – onde já estão presentesas principais ideias de sua filosofia, reapresentadas mais tarde na Investigação sobre o Entendimento Humano e na Investigação sobre os Princípios da Moral.
A responsabilização moralsupõe a doutrina da necessidade. Com isso, Hume inverte um dos argumentos levantados contra essa doutrina, a saber, que é apenas na medida em que nossa escolha é livre (no sentido de um atoinaugural da vontade) que podemos, com justiça, ser responsabilizados por ela, posto que só assim a escolha depende inteiramente de nós.
Hume recorre mais uma vez ao nosso modo ordinário dejulgar para responder às dificuldades que brotam do campo da teologia: nosso modo comum de pensar implica a doutrina da necessidade e essa é uma razão suficiente para abraçá-la .
tracking img