Instituições assistenciais e serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IAMAMOTO, Marilda; CARVALHO, Raul de. Instituições Assistenciais e Serviço Social. In___Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma intrepretação histórico-metodologica. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 1986.

Com base no texto estudado responda:

01. Qual o contexto socioeconômico no período do Estado Novo?
Dados históricos dizem que o estado Novo se iniciou em 1937, que comuma nova carta constitucional que traz um intenso movimento corporativista e uma política industrial, logo após o golpe de Estado.
Alguns pontuam que a ditadura ajudou na crise econômica que teve ápice em 1939, causando um esgotamento industrial, pois o Estado começa a incentivar as indústrias, para melhor organizar o mercado de trabalho e tirar o foco da agro-exportação, vê-se então que aeconômica fica a serviço da industrialização, apoiando a acumulação capitalista. Os que mais se beneficiaram desse apoio foram os burgueses industriais.
A partir de 30 até 1945 vê se uma grande quantidade de pessoas mudando para os centros urbanos em busca de empregos, já que o Estado apoiava as indústrias, e elas estavam crescendo, aumentando também a pressão sobre os setores emergentes do Estado,o que contribuiu ainda mais para a queda do antigo governo. Surge-se então a necessidade de controlar esses novos setores que estão crescendo tão rapidamente, e se agravando por causa do grande contingente de pessoas saindo das áreas rurair e tentando entrar no mercado de trabalho urbano.
Não se pode analisar o contexto do Estado Novo e sobre a crise de hegemonia da revolução de 30 e não falarsobre a Legislação Social, afinal o novo regime vai buscar junto ao proletário algo que contribua com sua independência política, assim o Estado Novo se utiliza de atos violentos, repressão e tortura com o objetivo se superar a luta de classes, mas ao mesmo tempo tenta atender a algumas necessidades dos proletários, dando a ele a idéia de estar ajudando, lhe concedendo direitos e algumasreivindicações quando afinal a intenção é o tornar cada vez mais individualizado e explorado, e mesmo assim muitas foram as tentativas de reivindicações por parte dos proletários, mas o governo em momento algum se abateu.
O governo tenta reformular suas maneiras de exploração econômica e de dominação política, com o total apoio da Legislação Social e ainda dando ao trabalhador a idéia fetichizada dedireitos concedidos, que na verdade só o alienam mais ao trabalho e a esse modelo de produção capitalista.
Os grandes centros urbanos não conseguiriam comportar o grande número de pessoas mudando para lá e o Estado utiliza então de armas como repressão para controlar os trabalhadores e seus movimentos, que com facilidade poderiam ameaçar a acumulação capitalista e depois até dominar o Estado.Diante desse contexto é que o Estado propõe um Contrato Social, onde começa a dar espaço e procura incentivar uma falsa integração das reivindicações dos proletários, de maneira a poder mantê-los sob sua vista e assim controlá-los, trazendo a eles uma idéia de paz social. A partir desse contrato é que surgem algumas instituições como Seguro Social, Justiça do Trabalho, Salário Mínimo, AssistênciaSocial etc.

02. Como surgiram as grandes Instituições Sociais Brasileiras?
O surgimento das novas instituições como Seguro Social, Justiça do Trabalho, Salário Mínimo, Assistência Social etc., são respostas ao desenvolvimento real ou potencial das contradições geradas pelo aprofundamento do modo de produção que atinjam o equilíbrio das relações de força, como demonstra o desenvolvimento daLegislação Sindical e as Instituições de Previdência e Assistência Social.
As instituições assistenciais e previdenciárias (saúde pública, seguro social, menores etc.) se desenvolvem a partir da década de 20 pela ação estatal, sob uma forma do Estado tentar responder à pressão das novas forças sociais urbanas implicando na intensificação de sua ação coativa junto à sociedade civil. As...
tracking img