INSTITUCIONALIZAÇÃO DA DOGMÁTICA JURIDICO-CANÔNICA MEDIEVAL

1. INTRODUÇÃO
De forma condensada, poder-se-ia dizer que dois foram os institutos máximos legados pela Igreja Católica para aconstituição do direito ocidental moderno: a dogmática e o inquérito.
Tal estudo partirá de uma visão histórica da formação do direito medieval, ressaltando de que modo o poder e a verdade foram normatizadossocialmente, através da estruturação política da Igreja Católica com origem nos vínculos de autoridade política. Num segundo momento, mostrar-se-á como o direito canônico foi gerado apresentando-seinstitucionalmente como “lugar que sabe”, ou seja, como oráculo do poder, para se perceber, no final, de que maneira pôde a dogmática ser usada indiscriminadamente como instrumento de disciplina,alienação e sujeição teórica e social, forjando a própria estrutura do direito moderno através da violência simbólica.
2. A IDADE MÉDIA E O VÍNCULO FEUDAL COMO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO ATRAVÉS DAAUTORIDADE
A sustentação política intercontinental de Roma era baseada em três pilares básicos que, ao se desfazerem, provocaram a sua queda. Tais eram: a proteção militar da população, o incentivo aocomércio e a facilidade de comunicação com todos os lugares.
Dois fenômenos abalavam essa harmonia: a) o modo de produção escravocrata que deixava sem trabalho os homens livres, apesar de continuarsobrevivendo da política de conquistas militares e do equilíbrio de forças entre o exército romano e os povos germânicos que viviam nas fronteiras, os quais permitiam a reprodução das forças de trabalho quandose deixavam conquistar, sendo, desse modo, o sustentáculo econômico do Império; e b) o cristianismo como religião oficial - cujo clero já se tomava um corpo opulento e influente no baixo-império,cerca de 300 d.C. -, estimulando o aparecimento de seitas heréticas que traduziam o descontentamento da plebe com sua política autoritária, o que forçou as autoridades a reprimir com selvageria os... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Institucionalização da dogmática jurídico-canônica. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Institucionaliza%C3%A7%C3%A3o-Da-Dogm%C3%A1tica-Jur%C3%ADdico-Can%C3%B4nica/449762.html

MLA

"Institucionalização da dogmática jurídico-canônica" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Institucionaliza%C3%A7%C3%A3o-Da-Dogm%C3%A1tica-Jur%C3%ADdico-Can%C3%B4nica/449762.html>.

MLA 7

"Institucionalização da dogmática jurídico-canônica." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Institucionaliza%C3%A7%C3%A3o-Da-Dogm%C3%A1tica-Jur%C3%ADdico-Can%C3%B4nica/449762.html>.

CHICAGO

"Institucionalização da dogmática jurídico-canônica." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Institucionaliza%C3%A7%C3%A3o-Da-Dogm%C3%A1tica-Jur%C3%ADdico-Can%C3%B4nica/449762.html.