Instinto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme Instinto, com Anthony Hopkins e Cuba Gooding Jr., como próprio nome diz, trata do tema aludido. O filme é um grito à liberdade, um protesto à manipulação de qualquer nível, embora semsancionar o uso da violência apresentada. Em resumo, ele relata a situação de um estudioso da vida animal que passa a viver na floresta em companhia de gorilas. Introduz-se gradativamente entre os animais,conhecendo seus costumes e hábitos, sendo inclusive aceito como integrante da família de gorilas. Tempos depois, foi preso, tachado doente mental agressivo, acusado de assassinato de diversos guardasflorestais. Recolhido à penitenciária de segurança máxima para doentes agressivos, despertou a atenção de jovem médico psiquiátrico que se interessa pelo seu caso: um recolhido silencioso, consideradoagressivo, irrecuperável e mantido algemado.

O jovem médico consegue o que parecia impossível: ajuda o doente falar e, com isso, é permitida sua soltura das algemas. Das sessões deterapia psiquiátrica consegue extrair a razão da violência: quando na floresta, em companhia dos gorilas, os animais foram atacados impiedosamente por guardas florestais e ele, na defesa instintiva desua família (*), utiliza-se da agressão e acaba assassinando vários guardas. No curso do filme, quando o médico estava prestes a efetivar sua liberdade, um colega de prisão foi atacado por um doscarcereiros e nosso personagem, novamente na defesa instintiva de sua família (*), volta a usar de extrema violência, complicando em definitivo qualquer possibilidade de liberdade.

Aconclusão do filme, deixamos à expectativa do leitor, mas destacamos o inteligente roteiro usado pela produção. O filme destaca valores reais da vida humana, como a solidariedade, e mostra a superficialidadedas ilusões, mantidas muitas vezes à custa de manipulações, sacrifício da liberdade (e cujas grades nós mesmos construímos) e tolas vaidades, verdadeiramente passageiras.

O instinto...
tracking img