Instalando sql server

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instalação e Configuração do SGBD I
Instalação e configuração do SGBD MS SQL Server Express Roteiro comentado

Verificando pré-requisitos de instalação
1. Configurando o servidor que receberá o SGBD: Alguns ajustes importantes devem ser feitos no servidor que receberá a instalação do MS SQL Server. Os principais tópicos que devem ser verificados são os seguintes: Criar usuário administrativopara a instalação: Para executar o instalador do MS SQL Server, é necessário conectar-se ao Windows como um usuário com privilégios de administrador local no servidor. Abaixo, o usuário que será utilizado em nossa simulação, que foi atribuído ao grupo de administradores locais do servidor:

Configurações dos discos rígidos: Nos discos onde serão criados os arquivos para o banco de dadospropriamente dito, deve-se realizar o alinhamento das partições do disco, a fim de que os blocos de dados do MS SQL Server – que são múltiplos de 64 Kbytes – iniciem sua gravação a partir do 65º setor de um disco, e não a partir do 64º, como é de costume. Para isso, deve-se iniciar o utilitário diskpart.exe, do Windows, selecionar um disco que será particionado e criar uma partição alinhada, com ocomando apresentado a seguir:

Além desse ajuste, é preciso definir a partição de dados com um cluster size (unidade de alocação de arquivo) adequado. Como o MS SQL Server opera com blocos de dados de 64 Kbytes, é preciso formatar a partição do disco que receberá os arquivos do banco de dados com esse cluster size. Para tanto, abra a ferramenta de Gerenciamento de Discos e selecione a partição aformatar:

Ao aparecer uma caixa de diálogo para formatar o volume em questão, selecione o valor 64K na caixa “Tamanho da unidade de alocação:”:

Esse cluster size deve ser utilizado para formatar os volumes “D:” e “E:”. Após os ajustes, os discos deverão ficar com a seguinte configuração:

A recomendação da Microsoft é que os arquivos do SGBD sejam instalados no volume padrão para osprogramas, normalmente identificado como “C:”. Além disso, ela também recomenda que os arquivos do banco de dados sejam separados entre os discos: um disco para os arquivos de dados e outro para os arquivos de LOG de transações (Transaction Log). Sendo assim, os volumes do servidor em análise serão utilizados da seguinte forma: o “C:” o “D:” o “E:” Arquivos do SGBD MS SQL Server; Arquivos de LOG detransação. Arquivos de dados

Configurações de rede: É preciso configurar adequadamente a interface de rede do servidor, principalmente se ele vai operar como Servidor de Banco de Dados. Os principais pontos a serem verificados são a configuração de fluxo e velocidade e o gerenciamento de energia da placa de rede.

Processamento: Ajustes na operação dos processadores devem ser feitos, a fim de que oservidor opere adequadamente com o MS SQL Server. O principal ajuste está relacionado com a configuração de agendamento do processador.

Memória virtual: Para evitar problemas de estouro de memória física (out of memory) no servidor, é preciso configurar um arquivo de paginação com tamanho suficiente para operar como memória virtual desse servidor, a fim de aliviar a memória física, quandonecessário.

Todos esses tópicos de configuração de um servidor – que irá receber uma instalação do MS SQL Server – estão detalhados no artigo “Obtendo melhor desempenho no servidor SQL Server”, o qual está disponível no MOODLE, juntamente com este roteiro.

2. Configurando os softwares necessários para a instalação: Para a instalação do MS SQL Server Express suceda sem maiores problemas, oservidor Windows deve possuir os seguintes softwares já instalados: Service Pack do Windows: Algumas versões do Windows necessitam ter algum Service Pack instalado, caso contrário a instalação do MS SQL Server Express simplesmente não iniciará! Em nosso ambiente de simulação, utilizaremos o Windows 7 Professional, cuja exigência é ter o Service Pack 1 instalado para prosseguir com a instalação do MS...
tracking img