Inss

Páginas: 3 (677 palavras) Publicado: 20 de dezembro de 2012
FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA
PÓS-GRADUAÇÃO EM SAUDE DO TRABALHADOR









RESENHA








LINDEN, M. V. D. Rumo a uma nova conceituação histórica da classetrabalhadora mundial. , São Paulo: Historia. 2005. v. 24, N.2, p.11-40.





ALICE DIAS DE ARAÚJO PEREIRA




JOÃO PESSOA, PB
2012.2


LINDEN, um historiador, que dedica na maioria das vez suaspesquisas em busca de respostas concretas e claras, de uma melhor estrutura no diagrama do trabalho e suas formas intermediarias de crescimento da sociedade e sua subsistência, além da obra estudada,posso citar outras obras de sua autoria, tais como: HISTÓRIA DO TRABALHO: O VELHO, O NOVO E GLOBAL e HISTÓRIA E PERSPECTIVAS DA ESQUERDA.
Esta obra aborda o conceito de classe trabalhadora, poistem sido questionado cada vez mais nesta ultima década. Deixa explicito a falta do espaço demarcado entre o livre assalariado, trabalho por conta própria e trabalho compulsório. Mostra de forma sábiaas contribuições oferecidas por Breman, Gooptu, Linebaugh e outros. Ressaltando que o ponto de partida ainda continua sendo Marx, apesar das suas limitações, ainda é a fonte de inspiração paraacadêmicos de todo o mundo.
Iniciando na análise de mercadoria, pois segundo Marx ela pode ser classificado de forma capitalista onde a força do trabalhador é a sua própria mercadoria, mas demonstra umaforma dúbia pois a força de trabalho deve ser oferecida para venda pela pessoa que é o portador e o possuidor, deixando assim espaço para vários questionamentos em relação as formas mercantilistas dotrabalho.
Marx, classifica em 05 classes e semiclasses no capitalismo: trabalhadores assalariados livres, pequena burguesia, trabalhadores por conta própria, os escravos e o lumpem-proletariado.
Existemformas intermediárias entre o trabalhador assalariado e a escravidão, tendo como exemplos as crianças, pois com o trabalho infantil os seus pais ou guardiões recebem os salários. . Outro exemplo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inss
  • INSS
  • Inss
  • Inss
  • INSS
  • INSS
  • inss
  • inss

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!