Inspeçao escolar

Páginas: 15 (3507 palavras) Publicado: 27 de março de 2011
INSPEÇÃO ESCOLAR E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

SIGNIFICADO DE INSPEÇÃO ESCOLAR

Inspeção Escolar é o serviço de orientação, controle e avaliação que articula órgãos de administração superior do Sistema Municipal de Ensino com as redes pública e particular, visando prestar assistência técnica aos estabelecimentos de ensino e zelar pelo fiel cumprimento da legislação e normas vigentes,verificando o cumprimento das normas referentes, ao ensino e oferecendo assessoramento ao pessoal envolvido nas atividades técnico-administrativas, a fim de assegurar-lhes dinamicamente, a eficiência e a unidade do trabalho educacional.
A inspeção escolar foi e, é hoje, uma forma de expressão política que se confunde com conceito de supervisão e, ambas, constitui-se em elementos da gestão da educação.Assim, a inspeção escolar no Estado Novo se apresenta como uma reconfiguração da supervisão educacional em perspectiva histórica, onde segundo Saviani (1999), assume, com a divisão técnica do trabalho, seu caráter de permanência e identificação, tendo como estatuto epistemológico o positivismo, que define seus contornos e dá suporte aos empreendimentos tomados.
Afirma-se assim que os estudos eaplicação das normas do Sistema observadas pelo Inspetor Escolar, o faz posicionar diante de uma pragmática de educação, sociedade, modelos de organização e funcionamento, prática pedagógica e valores das práticas de conscientização e discussões.
As ações do inspetor escolar não se limitam, evidentemente, apenas nas aplicações de normas, mas também, nas ações de revisão ou mudanças na legislação, numaperspectiva crítica adequada à realidade dando conhecimento à administração do Sistema das conseqüências da aplicação dessas mesmas normas.
Dessa forma a Assessoria Técnica do Departamento de Inspeção Escolar atua no sentido de assegurar, acompanhar e orientar as instituições devidamente legalizadas e/ou em processo de legislação bem como zelar pela integridade e qualidade do Sistema Municipalde Ensino sob todos os seus aspectos. A função de Inspeção Escolar está amparada na Instrução Normativa CME nº 001/2001 em relação aos critérios de verificação prévia e as competências da inspeção escolar.

HISTÓRICO DA INSPEÇÃO NO BRASIL

A inspeção como uma especifica forma de controle, surge no cenário brasileiro já no Ratio Sturdiorum, conforme o Plano Geral dos jesuítas após a morte deNóbrega em 1570 é que passou a vigorar em todos os colégios da Companhia de Jesus a partir de 1599. Este plano composto de regras relativas às responsabilidades de todos os agentes diretamente ligados ao ensino, salienta a figura do “prefeito de estudos” como assistente da autoridade máxima – o Reitor – para auxilia-o na “boa ordenação dos estudos”. Saviani (2006c, p. 21). O conjunto das regras doRatio Sturdiorum no Plano Geral dos jesuítas configura a idéia de supervisão e de inspeção, inspeção esta, que controla as regras fornecidas pelas autoridades educacionais.
A penetração de ideologia nacionalista no cotidiano escolar é verificada nos textos elaborados pelos inspetores escolares, que executaram um papel fiscalizador, verificando o atendimento das orientações legais do Departamentode Educação quanto à gestão, à docência e às práticas pedagógicas nas unidades escolares. O relato dos termos de visita continha a identificação da escola e a escrição da classificação e qualificação do professor. A seguir, no item matrícula, era registrada a quantidade de alunos por turma. A freqüência mostrava os percentuais do dia da visita, contabilizando os faltantes. Seguia uma descrição dassalas de aula, de seu mobiliário e do material didático em uso pelo professor e seus alunos. A escrituração se referia ao “correto e atualizado” preenchimento de documentos como os livros de chamada, de matrícula e de registro de exames.
Quanto à aprendizagem, pode ser indiretamente avaliada através do item aproveitamento, em que o inspetor, muitas vezes mediante a aplicação de alguma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inspeção escolar
  • Inspeção escolar
  • Inspeção escolar
  • INSPEÇÃO ESCOLAR
  • Inspeçao escolar
  • Tcc em inspeção escolar
  • Paradigmas da inspecao escolar
  • Inspeção escolar e educação democrática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!