Insetos de solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Insetos de Solo

Lucas Avelino Evangelista

Os insetos são os organismos mais abundantes presente na superfície do planeta terra. São capazes de ocupar quase toda a superfície terrestre comexceção das áreas polares e os picos de montanhas mais altas. Uma área especialmente bastante propicia a ocupação e desenvolvimento dos mais diversos tipos de insetos é o solo. Ele é capaz de suportar umagrande variedade de insetos, muitas das vezes encontrados em substratos formados através das folhas e matérias de origem biótica, denominados serrapilheira. Insetos podem se utilizar do solo duranteparte, ou mesmo após completar seu desenvolvimento. Em ambos os casos apresentando morfologia e comportamentos compatíveis com a função que eles ocupam no local. Nas serrapilheiras as larvas geralmenteapresentam pernas bem desenvolvidas que são propícias para movimentos ativos; as pupas podem apresentar partes cobertas por espinhos que podem ser usadas para ajudar na eclosão, e os insetossubterrâneos podem apresentar algumas modificações tais como olhos reduzidos e pares de asas reduzidos, ou protegidos por estruturas mais rígidas ou mesmo ter pares de asas ausentes.

A distribuição dosinsetos no subsolo é determinada pelos mais diversos fatores. Em lugares que apresentam invernos rigorosos o subsolo é utilizado por apresentar temperatura constante e mais alta que as presentes nesseslocais o que se torna um atrativo para os insetos. Os niveis de água também podem ser considerados moduladores da distribuição desses insetos no subsolo e isso pode ocorrer tanto em nível horizontal comovertical o que mostra que essa distribuição pode ser sazonal, ou seja, dependendo da estação os padrões de distribuição das espécies são alterados.

Eles podem apresentar como forma de nutrição osmais diversos tipos de alimento. Isso pode variar desde os mais diversos ambientes até os seus estágios de desenvolvimento. Larva de alguns tipos de insetos tem adaptações que as permitem se...
tracking img