Inseto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Última atualização em 11 de abril de 2003. NÚMERO DE VISITAS A ESTE SITE:

Coleta, Matança, Montagem e Conservação de Insetos
• • • • • Coleta de Insetos Matança de Insetos Montagem de Insetos Conservação de Insetos Suprimentos Entomológicos

Coleta de Insetos
Coletar, montar e preservar insetos é uma excelente maneira de aprender sobre eles. É ainda uma atividade que pode se transformarnum interessante hobbie. Quase não há restrições quanto a se coletar insetos; o mesmo não pode ser dito de outros animais, ou de plantas. Você pode defrontar-se com restrições à coleta apenas em certos parques ou reservas nacionais. Os insetos constituem um grupo tão abundante e que se reproduz com tanta pujança que ninguém realmente se importa com o fato de que você irá coletar alguns espécimes. Ohabitat dos insetos é o mais variado possível. Você irá encontrá-los nos mais diversos locais, e não é preciso ir muito longe para achá-los. Comece pelo próprio quintal de sua casa, ou nas áreas do campus da UFMT. Use o tempo que lhe sobra entre as aulas; aproveite as aulas de campo de outras disciplinas, que muitas vezes criam oportunidades únicas de coleta; esteja sempre atento e preparado,trazendo consigo um frasco de matança. Você irá encontrar insetos diferentes em diferentes épocas do ano; os períodos de atividade dessas criaturas variam ao longo das estações. É verdade que os insetos são mais abundantes na época das chuvas, mas isso não significa que estejam completamente ausentes durante os meses de estiagem. É preciso saber onde procurar. Muitos insetos podem ser encontradossobre plantas. Eles estão presentes também no ambiente doméstico, às vezes em grãos alimentícios, ou em livros e papéis, ou ainda sobre os animais domésticos ou de estimação. Alguns insetos vivem em situações ocultas, como sob pedras, pedaços de madeira ou cascas de árvores. Frutas caídas do pé e em decomposição contém verdadeiras comunidades de insetos. Procure no solo, entre

folhas caídas, nascopas das árvores e em pequenos corpos e cursos d'água. Lembre-se que para a sua coleção didática os insetos não precisam ser grandes ou vistosos; basta que estejam montados corretamente. O equipamento mais simples que você pode utilizar para coletar insetos são suas próprias mãos. Contudo, outros tipos de equipamentos podem ajudá-lo nessa tarefa. Considere os seguintes:


REDE ENTOMOLÓGICA.Também denominada puçá, é constituída por um cabo de madeira ou outro material leve (como alumínio), ao qual vai preso um aro de metal e um saco de filó ou organza (voile) com o fundo arredondado. É ótima para se capturar insetos em vôo, como libélulas, borboletas e mariposas, moscas, abelhas, vespas, cigarras e outros.



REDE DE VARREDURA. É parecida com a rede entomológica, mas a armação demetal é mais reforçada e reta na extremidade. O saco é geralmente feito de lona ou outro tecido resistente. A vegetação é "varrida" com ela, e assim muitos insetos acabam sendo coletados.



ARMADILHA LUMINOSA. Usada para a coleta de insetos noturnos. Existem vários modelos de armadilhas luminosas. A lâmpada deve ser de luz negra, incandescente ou fluorescente (códigos BL ou BLB). Umavariação da armadilha luminosa é a coleta no pano. Coletar insetos sob as lâmpadas da iluminação pública ou na iluminação externa das residências ou outros edifícios também é um método que acaba rendendo bons exemplares. De forma geral, as lâmpadas isoladas, situadas longe das grandes concentrações urbanas de luz produzem os melhores resultados.



BANDEJA D'ÁGUA. De fácil construção e emprego, abandeja d'água consiste de uma fôrma de bolo cujo fundo foi pintado com uma coloração atrativa qualquer, como o branco, amarelo, verde, etc. A tonalidade da cor pode fazer toda a diferença no sucesso da coleta. A fôrma deve ser colocada no solo e ficar cheia de água à qual se acrescentam algumas poucas gotas de detergente, que serve para facilitar o afundamento dos insetos que nela caírem. Os...
tracking img