inserticida

645 palavras 3 páginas
Inseticida
O uso de pesticidas em plantações vem crescendo devido ao aumento da população mundial, provoca um crescimento na demanda de alimentos. Cria-se então a necessidade de assegurar uma maior produtividade agrícola, livrando as plantações de qualquer tipo de praga.
Inseticidas: controlar populações de insetos, larvas e principalmente os insetos adultos.
Acaricidas: são pesticidas usados no extermínio dos ácaros.
Fungicidas: destrói ou inibe a ação dos fungos que geralmente atacam as plantas, trata-se de um produto muito tóxico e perigoso.
Bactericidas: destroem as bactérias presentes em plantações.
Herbicidas: utilizado para o controle de ervas daninhas.
Nematicidas: usado para matar nematoides parasitas.
Moluscicidas: usados no controle de moluscos que atacam plantações, como lesmas e caracóis.
Rodenticidas: é utilizado para exterminar ratos e roedores em geral.
Vantagens
Ação rápida: representa a única alternativa do agricultor em situação de emergência. Adaptáveis a diferentes situações: O agricultor possui uma alternativa de uso de inseticida para cada fase da praga, tamanho da população, local de ataque, método de aplicação, etc.
Economia - O agricultor está interessado em quanto custa cada método, e na garantia de sucesso que ele oferece, além do retorno do investimento e a margem de lucro. Na dúvida, continuará usando inseticidas.
Eficiência - O agricultor exige alta eficiência, ausência de danos, em especial com produtos onde a aparência determina o preço e garante o mercado.
Desvantagens
Seleção de pragas resistentes - O uso contínuo de um mesmo inseticida provoca a necessidade de doses cada vez maiores de inseticidas, ou produtos mais fortes, reduzindo a seletividade.
Ressurgência de pragas - A utilização inadequada de inseticidas, no momento inapropriado, não seletivo, pode provocar o ressurgimento de populações elevadas da mesma praga.
Surgimento de pragas secundárias - Pragas que não são problema, pois são controladas

Relacionados