Inserção da saúde mental no programa saúde da família com oficinas de censibilização

Páginas: 2 (284 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
INSERÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA COM OFICINAS DE CENSIBILIZAÇÃO


Tendo em vista as modificações que estão ocorrendo na assistência psiquiátrica brasileira, cujoestas transformações marcadas pela redução de leitos situados nos hospitais psiquiátricos e por outras implantações substituídas aos manicômios, uma nova forma de atendimento vem sendo efetiva,que proporciona o acolhimento do paciente, sua humanização e reinserção na sociedade. Tudo isso vem sendo feito com a criação do CAPS no país.
Tendo em vista algumas modificações geradaspor estas implantações, os profissionais buscam novas formas de se ambientarem passando por experiências e estudos diferentes para poder entender melhor sobre a saúde mental, como em Botucatu-SP,onde são realizadas oficinas nas unidades do município, fazendo com que o profissional da saúde trabalhe melhor com seu paciente.
No primeiro encontro da oficina, começaram pela utilizaçãoda técnica dinâmica de grupo com argila, onde cada integrante mostrasse sua visão sobre o doente mental.
No segundo encontro, foram divididos em quatro grupos onde através da dramatização,apresentaram uma proposta de intervenção diante da situação trazida.
No terceiro encontro apresentaram um vídeo referente a assistência psiquiátrica, e após realizaram discussões sobreeste assunto.
No ouro dia foi feita a apresentação de outro vídeo onde apresentaram a temática central dos preceitos básicos do processo de reabilitação psicossocial, como a viabilização desteprocesso. Após as discussões o grupo elaborou um elenco das famílias já conhecidas pelos ACSs visando iniciar as intervenções.
Foi assim constatado que as estratégias favorecem a emergênciade aspectos cruciais referentes á historicidade da loucura. Uma vez que os imaginários construídos a cerca de transtornos pautados em distanciamento, exclusão, periculosidade, determinismo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Inserção do psicólogo no Programa Saúde da Família
  • A inserção do psicólogo no Programa Saúde da Família
  • Saúde mental e saúde da família
  • Inserção do professor de educação física no programa saude da familia
  • A importância da inserção do nutricionista no programa de saúde da familia
  • Arteterapina no programa de saúde mental
  • Resenha: Saúde e Família mental
  • saúde mental e familia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!