Inseminaçao arteficial

1373 palavras 6 páginas
Inseminação Artificial
PROBLEMAS ÉTICOS

Disciplina de Deontologia

2006/2007 2006/2007

Sumário
  

Definição da Reprodução Assistida Técnicas de Reprodução Assistida Inseminação Artificial  Definição  Modalidades da Inseminação Artificial  Técnicas de Inseminação Artificial: 1- Inseminação Artificial com esperma de cônjuge (IAC); 2- Inseminação Artificial com esperma do dador (IAD); 3- Fertilização “In Vitro”; 4- Inseminação Artificial Post Mortem;  Outras situações: 1- Mães de aluguer 2- Casais homossexuais

Reprodução Assistida


Reprodução Assistida é um conjunto de técnicas, utilizadas por médicos especializados, que tem como principal objectivo tentar viabilizar a gestação em mulheres com dificuldades de engravidar. Muitas vezes essas dificuldades, até mesmo a infertilidade do casal ou um de seus membros, podem trazer sérios prejuízos ao relacionamento conjugal.

Técnicas de Reprodução Assistida


Inseminação Artificial (IA); Fecundação “in vitro” e transplante de embriões (FIVTE); Transferência intratubária da gâmetas (TIG); Técnicas de conservação.







Inseminação Artificial (IA)


Consiste em introduzir artificialmente na via genital feminina, por meio de uma seringa ou tubo, sémen de homem, em vez de se fazer através do acto sexual.

História Inseminação Artificial


A primeira inseminação artificial de que se tem registro, foi realizada pelos árabes em 1332, em cavalos.
A primeira inseminação de poder científico, realizada em 1779, quando um italiano chamado Lázaro Spalanzani, colheu o sémen de um cachorro e aplicou numa cadela com cio, a qual pariu 3 filhos. No final do século XVIII um médico inglês, Hunter, obteve os primeiros resultados.







Nos anos 70 esta técnica foi bastante utilizada de forma não muito precisa, gerando baixo índice de sucesso. Com a chegada da fertilização "in vitro" nos anos 80 esta técnica foi temporariamente abandonada e considerada bastante arcaica.

Relacionados

  • Resume
    8460 palavras | 34 páginas