Insalubridade no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO

Em telejornais, revistas, internet e entre outros meios de comunicação é possível se informar sobre as leis que favorecem os trabalhadores por ser um assunto bastante abordado e vivenciado na atualidade. Entretanto nem sempre a sociedade e nem as autoridades do Brasil preocupou-se com esta questão.
De acordo com a legislação brasileira, é obrigação das empresas adotarem medidasde prevenção e controle de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho. No Brasil, as ações de segurança e medicina do trabalho são regidas pela Portaria N. 3214 de 8 de junho de 1978, que aprovou as Normas Regulamentadoras – NR.
Através do presente estudo serão abordados temas de higiene e segurança do trabalho que por sua vez usa como material base as Normas Regulamentadoras NR 5, 15, 9 e emparte a 17. Assim o objetivo do presente trabalho é mostrar as formas prevencionistas, os riscos, controle e as condições do ambiente de trabalho.













2. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

2.1 Condições no ambiente de trabalho:

Nos dias atuais é possível se informar através de telejornais, revista internet e entre outros meios de comunicação sobre as leis que favorecem ostrabalhadores. Portanto nem sempre a sociedade e nem as autoridades do Brasil preocupou-se com esta questão. De um modo geral a proteção e promoção da saúde e da segurança nos locais de trabalho é uma questão que, aos poucos, vem ganhando espaço na agenda de discussões dos empresários. Organizações que implementam ações de Segurança e Saúde no trabalho (SST), têm como vantagens minimização dos riscos paraos trabalhadores; agregação de auto-estima a todos os trabalhadores; melhoria da produtividade e competitividade das empresas;
De acordo com a legislação brasileira, é obrigação das empresas adotar medidas de prevenção e controle de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho. No Brasil, as ações de segurança e medicina do trabalho são regidas pela Portaria N. 3214 de 8 de junho de 1978, queaprovou as Normas Regulamentadoras.
As NRs regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho no Brasil. No caso da questão de condições térmicas, acústicas e luminosas no ambiente de trabalho é regido normas que procuram favorecer o trabalhador, sendo esta consta na NR 15, que por sua vez aborda as atividades e operações insalubres.2.1.1 Térmicas:

Dentro do local de trabalho é obrigatório que este tenha condições necessárias para ter-se um ambiente térmico adequado às atividades e ocupação humanas, assim promovendo um conforto térmico. De acordo com a ASHRAE, “conforto térmico é a condição da mente que expressa satisfação com o ambiente térmico
Portanto neste caso, para a avaliação do nível de conforto do ambiente érealizado cálculos que são baseados em estudos e apresentam seis variáveis que influenciam o conforto térmico. Duas variáveis são chamadas de pessoais ou subjetivas, por não dependerem do ambiente. Já as outras quatro variáveis são conhecidas como ambientais, pois dependem da característica do ambiente. Sendo elas:
a) Atividade desempenhada
b) Isolamento térmico das roupas
c) Temperatura do ard) Temperatura radiante média
e) Velocidade do ar
f) Umidade relativa
Outra norma regulamentadora do trabalho que se preocupa com o ambiente onde o trabalhador está é a NR 17, cujo titulo é Ergonomia e tem por objetivo estabelecer os parâmetros que permitam à adaptação das condições de trabalho as condições dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenhoeficiente. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios,escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas que para condições de conforto térmico é necessário que o índice de temperatura efetiva e temperatura efetiva corrigida esteja entre 20 °...
tracking img