Inputs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Inputs transformados, inputs de transformação, outputs, ambiente, Planejamento e Controle da Produção e Projeto em Gestão da Produção estão presentes na Marcopolo? Sim ou não? Justifique sua resposta com exemplos do estudo de caso.

Sim. Os Inputs transformados podem ser vistos na forma de capital a ser empregado nas operações administrativas, matérias- prima, informaçõesdiversas e o alvo principal, que são os consumidores finais. Já os Inputs de transformação são aqueles compostos pelas instalações da Empresa, equipamentos, tecnologia, e os funcionários que fazem parte da operação e do processo produtivo. Output, que são os produtos comercializados pela empresa para conferir o crescimento e sustentabilidade perante o mercado consumidor. O quesito ambiente pode serobservado também, já que uma taxa cambial desfavorável, acaba forçando a empresa a busca por alterar sua estratégia no mercado, por exemplo, montando ônibus em outros Países. No aspecto do Controle da Produção podemos citar os seus 55 anos ininterruptos de atividade, mantendo seu controle produtivo, agregando valor ao produto, utilizando mão de obra especializada e se preocupando sempre em manter aqualidade e os melhores materiais para confecção de seus ônibus. Por fim, o Projeto em Gestão de Produção é o responsável pela criação de projetos inovadores, lançamento de novos produtos e tecnologias. A empresa se preocupa neste caso, a investir significativamente em seu Departamento Técnico, buscando o aumento da produtividade industrial. E um dos resultados dessa ação foi o desenvolvimento decapacidade para a produção seriada a partir de peças e de componentes padronizados, equipamentos e ferramentas específicos, novo layout industrial e modificações na programação da produção e controle.

2 – A Capacidade total de produção da Marcopolo é de 110 ônibus/dia. Para essa capacidade de produção, existe uma demanda que pode variar. Quais os métodos alternativos que aMarcopolo pode considerar para poder responder às flutuações na demanda?


A Marcopolo trabalha com uma produção de 110 ônibus/dia, o que a deixa com essa capacidade mínima e constante. A política de acompanhamento da demanda é trabalhada com a adaptação de produtos aos novos modelos de chassis lançados no mercado, ou atendendo a demandas específicas de clientes. A gestão da demanda érealizada através de pesquisas de mercado onde, por exemplo, são fabricados variados modelos de ônibus que atinjam a diversos mercados-alvo.


3 – Os cinco objetivos de desempenho da produção existem na Marcopolo? Justifique sua resposta com exemplos do estudo de caso.


Sim. Qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo, são preocupações e práticascolocadas pela empresa Marcopolo. Segue abaixo trechos do texto que exemplificam cada um dos objetivos aqui citados.


Qualidade: “A empresa sempre utilizou as melhores matérias-primas e pesquisou aplicações distintas desses materiais. Qualidade e confiabilidade dos produtos também são fatores de diferenciação, utilizando peças de reposições originais, resultando num desgaste menor dosônibus”.


Rapidez: “...adotou a produção com qualidade assegurada, inclusive estendendo-a aos fornecedores. Os custos com estoques baixaram 70% e o ciclo de produção de um ônibus passou de mais de 20 dias, em 1987, para apenas 6,5 dias, em 1994.”


Confiabilidade: “A empresa também é capaz de oferecer serviços de manutenção, em qualquer parte do mundo, dentro de 36horas após a solicitação.”


Flexibilidade: “Foi a primeira empresa a montar carrocerias em estrutura de aço, substituindo a madeira, em 1952. Em 1984, lançou no Brasil o conceito de ônibus mais alto que o padrão da época, o ônibus de “piso e meio”, conhecido como Low-driver, onde o motorista fica num plano mais baixo. Em 1996 lançou o ônibus de dois andares, o Double-decker....”...
tracking img