Inprovisos

15499 palavras 62 páginas
PARTE B: ARTIGO
IMPROVISAÇÃO AO CONTRABAIXO ACÚSTICO COM USO DE ARCO
NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA INSTRUMENTAL (MPBI):
ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E PERFORMANCE

16

Introdução

Este artigo trata da improvisação ao contrabaixo acústico na Música Popular Brasileira
Instrumental (MPBI) com uso de arco e da discussão sobre estratégias de estudo e performance para a execução desta improvisação.
O contrabaixo acústico dispõe de grande potencial tanto na prática da música de concerto (com orquestra, como solista, em música de câmara entre outros) como para a atuação como instrumento de música popular (MPB, jazz, música afro-cubana entre outros). É justamente no seu uso na música popular que a improvisação se torna parte fundamental de sua participação em arranjos e composições. Sua versatilidade é, em parte, justificada tanto pela adaptação a diferentes estilos musicais quanto à exploração do uso do arco e do pizzicato
(cordas dedilhadas), que ampliam as possibilidades de uso do instrumento e estimulam tanto performers como compositores a se dedicarem ao contrabaixo.
Para abordar o uso do arco no improvisação em música popular, optou-se pelo MPBI Música Popular Brasileira Instrumental como modelo de aplicação das possibilidades de emprego do arco. A MPBI, conhecida por jazz brasileiro, é um gênero musical que estabelece um diálogo entre uma musicalidade brasileira com o jazz norte-americano que se revela nas composições e principalmente nas improvisações de acordo com o estudo de Piedade (2005).
Dentre as diferentes expressões de música brasileira que dialogam com o jazz como a música nordestina, este trabalho estará focado nas versões instrumentais do repertório de bossa nova, buscando evidenciar particularidades deste estilo através da compreensão dos improvisos de diferentes artistas do gênero e verificar como essas características podem ser aplicadas na utilização do arco e na elaboração de solos improvisados.
No jazz brasileiro, o contrabaixo acústico possui atribuições

Relacionados