Inplantação de informatização em micro empresas

Aplicação de tecnologia na pequena empresa.

As pequenas empresas no geral não possuem sistemas informatizados, ou seja, seus controles são feitos quase que exclusivamente por meios de papeladasintermináveis.

Contudo, o custo cada vez menor dos computadores e a onda de gestão de integrada por software parecem incentivar cada vez mais o pequeno empresário a investir pesado nesse setor embusca de melhor desempenho da empresa com relação aos concorrentes.

Esse tipo de investimento pode ser muito desastroso para a empresa, caso ele e os funcionários não estejam totalmente capacitados alidar com essa nova tecnologia.

É aconselhável uma avaliação antes de investir nesse equipamento, levando-se em conta alguns aspectos, como a quantidade de clientes e fornecedores, as encomendas, oorçamento, o estaque, as analises financeiras, a quantidade de colaboradores, a quantidade de registros e documentos entre outros que pode ser verificado.

Levantada a necessidade de implantação deum sistema de informação, a empresa devera avaliar o que realmente precisa, para assim comparar todos os pacotes oferecidos no mercado (custo/beneficio) e, então escolher um sistema mais eficaz paraa gestão.

Para que o processo de informação seja bem sucedido, deve-se seguir uma abordagem dividida em etapas ordenadas. Uma abordagem que pode ser utilizada é:

1- Aprenda sobre informatizaçãovisitando empresas similares que já passo pelo processo de informatização em suas atividades.

2- Contrate pessoas especializadas, se necessário, pois, quanto melhor a avaliação inicial, maior osbenefícios que poderão ser alcançados.

3- Analise o sistema manual utilizado atualmente pela empresa, envolvendo as pessoas responsáveis por cada processo.

4- identifique os processos que devemser informatizados, as possíveis melhorias e necessidades informacionais desses processos.

5- Analise a adoção de rede interna, a criação de uma rede que possibilite a comunicação com clientes,...