Inplantação de informatização em micro empresas

401 palavras 2 páginas
Aplicação de tecnologia na pequena empresa.

As pequenas empresas no geral não possuem sistemas informatizados, ou seja, seus controles são feitos quase que exclusivamente por meios de papeladas intermináveis.

Contudo, o custo cada vez menor dos computadores e a onda de gestão de integrada por software parecem incentivar cada vez mais o pequeno empresário a investir pesado nesse setor em busca de melhor desempenho da empresa com relação aos concorrentes.

Esse tipo de investimento pode ser muito desastroso para a empresa, caso ele e os funcionários não estejam totalmente capacitados a lidar com essa nova tecnologia.

É aconselhável uma avaliação antes de investir nesse equipamento, levando-se em conta alguns aspectos, como a quantidade de clientes e fornecedores, as encomendas, o orçamento, o estaque, as analises financeiras, a quantidade de colaboradores, a quantidade de registros e documentos entre outros que pode ser verificado.

Levantada a necessidade de implantação de um sistema de informação, a empresa devera avaliar o que realmente precisa, para assim comparar todos os pacotes oferecidos no mercado (custo/beneficio) e, então escolher um sistema mais eficaz para a gestão.

Para que o processo de informação seja bem sucedido, deve-se seguir uma abordagem dividida em etapas ordenadas. Uma abordagem que pode ser utilizada é:

1- Aprenda sobre informatização visitando empresas similares que já passo pelo processo de informatização em suas atividades.

2- Contrate pessoas especializadas, se necessário, pois, quanto melhor a avaliação inicial, maior os benefícios que poderão ser alcançados.

3- Analise o sistema manual utilizado atualmente pela empresa, envolvendo as pessoas responsáveis por cada processo.

4- identifique os processos que devem ser informatizados, as possíveis melhorias e necessidades informacionais desses processos.

5- Analise a adoção de rede interna, a criação de uma rede que possibilite a comunicação com clientes,

Relacionados

  • Estratégia e sistema de apoio às decisões
    4798 palavras | 20 páginas