Inpactos ambientais causados pelo petroleo

4258 palavras 18 páginas
*Apresentação:

Sabemos que o petróleo é hoje a fonte energética mais procurada e uma das mais utilizadas também. Por conta disso a todo o momento existem navios, caminhões dentre outros meios de transporte distribuindo-o por todos os lugares do mundo. Com tanto petróleo sendo distribuído a quantidade de acidentes que ocorrem é bem grande. Aqui vamos falar dos impactos ambientais causados pelo petróleo, mostrando os fatores que influenciam nesse impacto, o efeito do óleo nos organismos e apresentar alguns exemplos de acidentes que já ocorreram relacionados a extração do petróleo.

Introdução

A utilização do petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, com a produção de gases que poluem a atmosfera. Os piores danos acontecem durante o transporte de combustível, com vazamentos em grande escala de oleodutos e navios petroleiros.
No Brasil, os piores acidentes aconteceram em oleodutos da Petrobras, na Baía de Guanabara e no Paraná. Para enfrentar os riscos ambientais a Petrobras criou o Programa Pégaso e várias universidades brasileiras desenvolvem pesquisas para criar formas eficientes para a limpeza de áreas degradadas.

Petróleo e seus efeitos no meio ambiente
Sexta - 11 Nov 2005
. ComCiência
Na década de 1970, técnicos da Petrobras procuravam reservas de petróleo na bacia do Rio Jandiatuba, região do Alto Amazonas, onde viviam grupos indígenas ainda não contatados. Houve confrontos com os índios que, empunhando arco e flecha, saíram em defesa de sua terra. Os funcionários da Petrobras, por sua vez, responderam jogando dinamite, usada originalmente para fazer pesquisas. Esse é o exemplo de um dos impactos, talvez dos menos conhecidos, que a exploração do petróleo pode provocar.

Os mais freqüentes e evidentes são os vazamentos de óleo. No Brasil, o último derramamento de grandes proporções ocorreu em 2000, no Rio de Janeiro, quando foram lançados 1,3 milhões de litros de óleo cru

Relacionados

  • Diversificaçao da vida
    5138 palavras | 21 páginas
  • Análise Financeira BRF
    42355 palavras | 170 páginas
  • Meio Ambiente
    300935 palavras | 1204 páginas