Inovar para vencer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O objetivo deste trabalho é falar sobre a adoção de estratégias para promover a inovação dentro do contexto empresarial. Para tanto, serão abordadas teorias desenvolvidas por Michael E. Porter como as cinco forças competitivas, estratégias genéricas e cadeia de valor, e práticas inovadoras e bem sucedidas como o estilo de operação do Cirque du Soleil e do Banco Bradesco S/A.Cinco forças competitivas

Em 1980 Porter publicou seu livro Competitive Strategy falando sobre como as empresas devem se posicionar e definir suas estratégias através do mapeamento do mercado em que elas estão inseridas. Esse mapeamento passa pela análise de cinco forças no ambiente de uma empresa que influenciam a concorrência do mercado: Ameaça de novos entrantes; Poder de negociação dosfornecedores; Poder de negociação dos clientes; Ameaça de produtos substitutos; e Intensidade da rivalidade entre empresas concorrentes.

Baseado nessa análise de mercado, na operação do Cirque du Soleil e do Banco Bradesco, serão identificadas formas de se inovar gerando melhores resultados para as empresas.

1. Ameaça de Novos Entrantes

Para Ferrari (2005, p. 2): Em um mercado onde as empresastêm forte relacionamento com seus clientes e as barreiras de mudança já estejam devidamente estabelecidas, será muito difícil para um novo concorrente tentar roubar os melhores clientes, pois estes terão que reinventar a relação com o novo fornecedor [...]

O Cirque du Soleil estabeleceu enormes barreiras aos novos entrantes em seu mercado de entretenimento, ao desenvolver um padrão de qualidade einovação insuperável em seus espetáculos. Trabalhando para encantar e surpreender cada vez mais seus clientes, torna-se muito difícil para qualquer concorrente superá-los e roubar seus melhores clientes.

Considerando o cenário atual das instituições financeiras em nosso país, onde possuímos grandes forças neste segmento, acredito que novas instituições financeiras, tendo em vista as jáexistentes, não chegariam a competir de igual para igual no mercado brasileiro, pois hoje os bancos estão segmentados, tanto na pessoa física, por renda e patrimônio liquido, com na pessoa jurídica, por faturamento anual, abrangendo todos os níveis da sociedade, sem considerar a credibilidade e força das marcas brasileiras.
2. Poder de Negociação dos fornecedores

Ferrari (2005, p.2) diz que: “[...]quem for o dono do conhecimento do cliente poderá prever a demanda com mais precisão e saber o que e em que quantidade comprar.”

O Cirque du Soleil trata fornecedores como parceiros e aliados na busca incessante pelo total encantamento do cliente, busca formar equipes multidisciplinares internas e externas, fomentando inovação em todos seus setores. Dessa forma evita que os fornecedores façampressão em seu negócio, ganhando-os como aliados na obtenção de lucro através do entretenimento.

O Bradesco emite cartões Private Label desde 2004, em parceria com redes varejistas, com o objetivo de oferecer crédito e outros produtos financeiros aos clientes dessas lojas. É por meio desse cartão que muitos consumidores de baixa renda passam a fazer parte do sistema bancário. Entre as empresasparceiras estão: Casas Bahia, Leader, O Boticário, GBarbosa, Esplanada e Colombo. Desta forma, o banco consegue ampliar a colocação de cartões de crédito, utilizando a base de clientes destes fornecedores.

3. Poder de Negociação dos clientes

Para Ferrari (2005, p.1): “O poder depende da barreira de mudança que um cliente tem para migrar para outro fornecedor [...]”.

Candeloro (2008, p.2)também diz que: “[...] está na hora de usar mais o cérebro para lançar produtos e serviços realmente inovadores [...]”

No Cirque du Soleil, toda inovação é voltada para a experiência do cliente, no Cirque a inovação é tão desenvolvida que eles se tornaram únicos no mercado, impossibilitando os clientes de migrarem para outros fornecedores de entretenimento semelhante. O poder de barganha dos...
tracking img