Inovacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 91 (22577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS




COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL



CURSO : ADMINISTRAÇÃO




Prof : Zoraide Folachio Carvalho



2012-2





[pic]



COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

UNIDADE 1

LINGUAGEM, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

1. COMUNICAÇÃO

O
termo comunicação significa tornar comum, trocar opiniões, fazer saber; implica interação,troca de mensagens. É um processo de participação de experiências, que modifica a disposição mental das partes envolvidas.
Comunicação empresarial é o processo, conjunto de métodos, modelos, técnicas ou instrumentos de ação que a empresa utiliza para falar e se fazer ouvir.
A comunicação empresarial nasceu n o século XX nos Estados Unidos e tem sofrido inúmeras transformações aolongo do tempo. O que se procura atualmente é o desenvolvimento de ferramentas de comunicação para assessores e gestores, sempre levando em consideração a ética e a filosofia da organização.
A comunicação pode ser compreendida como um processo social básico, e informação como um processo básico da comunicação.
Informação é o conteúdo da mensagem emitida ou recebida, que para ser eficaz,depende de sua originalidade. Em sentido genérico, informação é uma comunicação ou notícia levada ao conhecimento de uma pessoa ou do público. Informação é o ato de noticiar algo a alguém, comentar ou dar parecer sobre alguma coisa.
A comunicação empresarial deve ser considerada um complexo cultural ou uma rede de notícias porque consubstancia informações internas e externas, pensamento e ação,sugestões, críticas e demandas de todo tipo.
A comunicação empresarial insere-se num conceito de permanência, e deriva da cultura da empresa. Isto quer dizer que, quanto mais esclarecida for a empresa sobre o seu papel social, mais apta estará para informar.
Como todo tipo de comunicação com um público, a comunicação empresarial não pode permanecer indiferente às mudançastecnológicas. Ao contrário, deve recorrer ao arsenal de tecnologia à sua disposição para cumprir metas.
Os sistemas de informação evoluíram pouco nos últimos 60 anos, mas desde o avanço da informática, conjugam recursos satisfatórios para integrar empresas e modernizá-las, via reengenharia, a caminho da qualidade total.
Nesse sentido é que se expressam as estratégias de comunicação, isto é, ossistemas ou modelos montados pela empresa para fornecer informações, interna e externamente.
A comunicação empresarial, eficiente e objetiva tornou-se uma função complexa e passou a ser objeto de disciplina escolar. Tornou-se uma necessidade, mais exigida à medida que cresce a responsabilidade social das empresas e dos empresários.
No Brasil e em todo mundo, são crescentes os investimentosem comunicação pelas empresas, visando a fatores como criatividade e eficiência, mas principalmente, vendas e lucros.
Tendo por objetivo a melhoria de produto ou de serviços, a valorização dos recursos humanos ou a construção de imagem compatível com a confiança do mercado, a empresa pode investir para ser bem informada e para informar bem.
A comunicação interna e a comunicaçãoexterna são os tipos de ações mais importantes na estratégia da empresa.

2 - REDE DE INFORMAÇÕES DE UMA EMPRESA

A
rede de informações de uma empresa não se limita a praticar técnicas de comunicação. Mais do que isso, faculta à organização o contato direto com seus públicos, de forma a saber o que os empregados e os consumidores pensam ou querem.
Tendo por objetivo a melhoria deproduto ou de serviços, a valorização dos recursos humanos ou a construção de imagem compatível com a confiança do mercado, a empresa pode investir para ser bem informada e para informar bem.
A comunicação interna e a externa são os tipos de ações mais importantes na estratégia da empresa. Podendo ser exercidas simultânea ou paralelamente, esteja a empresa dedicada à indústria, ao...
tracking img