Inovação e desafio com. ltda.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Iremos analisar a seguir conceitos e definições que são de conhecimento diário das pessoas como consumidoras, aprenderemos como utilizar recursos para uma possível tomada de decisão. As empresas, graficamente utilizam para obter mais recursos, exemplificaremos alguns conceitos para a compreensão desses conceitos.

2. Aplicações dos conceitos nas empresas e organizações2.1-Curva de Possibilidade de Produção

A curva de possibilidade de produção é um instrumento de visualização de opções. A qual tem o objetivo de auxiliar a tomada de decisão.
Pode-se aplicar a processos decisórios, como compras ou investimento.
È o modo de não desperdiçar os recursos, aproveitando e resolvendo problemas comuns em diferentes tipos de sistemas econômicos.
Utilizaremos o setorimobiliário para exemplificar:
Os investidores do setor imobiliário que optam na compra de imóveis para alugar, segunda a uma pesquisa casa e os sobrados são locados mais rapidamente. Seria uma possibilidade de investimento para se usar a curva de produção.
Dentre dois fatores existem possibilidades de investimento na qual se terá que optar por um tipo de mercado ou escolha, pois se aintenção é de investimento um apartamento, exemplo vai encontrar mais dificuldade de locação.
A empresa utiliza este conceito para assim analisar fazendo uma pesquisa para então decidir como vai investir. Evitando desperdícios de recursos.

2.2-Curva de Oportunidade

A curva de oportunidade considera a renda e a poupança, toda escolha implica em restar menos recursos.
Compreende que a oferta dealguns produtos favorece para o crescimento de alguns setores da economia e assim sendo a procura e oportunidade para efetuar a compra.
Para explicar melhor utilizaremos o exemplo:
Setor automotivo existe no mercado diversos modelos e estilos de carros então na visão de investimento considera-se que a escolha do consumidor altera o processo de fabricação de determinado modelo.
Sendo entãoquando uma linha de produção opta por fabricar mais de um modelo ou estilo restará menos modelos de outros. Restando menos recursos para a fabricação dos demais.
Ao irmos a uma concessionária, modelos populares ( maior aceitação pelos consumidores)são vendidos praticamente a pronta entrega quando os outros modelos á uma espera para a entrega. A explicação para este fato, é que já foi disponibilizadorecursos para aquele modelo popular.

2.3-Produto Elástico

Produtos Elásticos são considerados produtos ou artigos de luxo, não necessários, pois é uma opção da economia quando a renda aumenta.
É o caso onde a variação do preço condiciona a mesma proporção na quantidade.
Exemplo:
Venda de computadores, é um dos artigos mais comprados e tornou-se também o eletroeletrônico, mais ofertadosdos super e hipermercados.
O fato é que os super e hipermercados oferecem um preço cerca de 10% abaixo do mercado é um dos principais motivos para essa evolução nas vendas.

2.4-Produto Inelástico

São produtos essenciais para qualquer tipo de renda, indispensáveis, independente do seu valor de mercado o consumo é o mesmo.
São produtos em baixa tecnologia.
Exemplo:
Produtos da sextabásica, onde independentemente do valor custar mais ou menos são essenciais.
Em um modo geral as empresas utilizam desses conceitos para direcionar o tipo de publico que querem atingir e que tipo de produto que querem fabricar. Para cada setor da economia é utilizados recursos diferentes.

3.0Introdução

O principio da microeconomia se iniciou a partir do estudo da demanda de bens e serviços,tendo como base a utilidade destes. A utilidade esta relacionada a satisfação que determinado bem ou serviço tem sobre as necessidades do ser humano.A utilidade esta ligada a critérios subjetivos ela se distingue entre os consumidores, pois alguns preferem chá, outros café, ou seja esta teoria esta focada na demanda.Este pensamento esta focado na visão utilitarista, diferindo da teoria...
tracking img