Inovação no setor metal-mecânico de joinville

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Um caso de sucesso de inovação no setor metal-mecânico

Alessandro Pereira Ramos Acadêmico do curso de Economia, bolsista de Iniciação Científica da UNIVILLE

alessandror.economia@gmail.com

Dra. Gelta Madalena Jonck Pedroso Orientador(a), professora do Departamento de Economia da UNIVILLE

geltape@gmail.com

Resumo

O tema da pesquisa abordará a economia da inovação organizacionaldo setor metal-mecânico, focando principalmente sua relação de custo demonstrando através de um estudo de caso, como uma indústria do setor metal-mecânico de Joinville obteve êxito na atividade inovativa. Assim como a sistematização da qualidade foi na década de 90, no Brasil, uma das atividades geradoras de mudanças na indústria, a inovação é hoje fator essencial para criar e manter essaliderança no mercado. Dessa forma, o objetivo é compreender quais sãos os mecanismos e caminhos para transformar as empresas em organizações inovadoras e estabelecer diferenciais, diante de um mercado tão competitivo. O tema foi aprofundado por meio de pesquisa bibliográfica, complementada com a busca de patentes e entrevistas com responsáveis pelo setor de inovação para a obtenção de dados acerca dainovação na organização em foco. O resultado da pesquisa evidencia o vínculo entre universidade e a empresa como fator crucial para o desenvolvimento do aparato inovativo, bem com a promoção de uma rede de informações, que é uma tendência confirmada pela literatura consultada e utilizada por empresas de destaque no mercado global.

Palavras Chave: Inovação, Metalmecânico, Indústria.

1Introdução

A inovação tanto pode ser um processo construído empiricamente como pode ser fruto do acaso. Porém existem alguns fatores que incentivam a inovação nas empresas como: mudanças no mercado, mudanças demográficas, mudanças de pensamento, ou seja, concepção de algo novo. O principal motivo da inovação nas organizações é a necessidade de gerar e manter riquezas, mantendo a competitividade.Enfim a inovação gera riqueza, gera novas oportunidades, gera crescimento e competitividade. Esta pesquisa está dividida em 4 tópicos, onde serão apresentadas as diferenças entre inovações, invenções e descobertas, conceitos esse que confundem muitos empresários que decidem investir em inovação. Em seguida serão apresentados alguns fundos governamentais específicos para a promoção da inovação, além deapresentar a empresa que serviu de estudo de caso para este artigo, apontando possíveis oportunidades para as organizações inovadoras.

O objetivo principal deste artigo é demonstrar qual é o custo-benefício que uma empresa enfrenta ao decidir inovar e obter patentes. Buscou reconhecer, na situação brasileira atual, a metodologia da inovação adotada e a formação de uma cultura inovativadentro da empresa analisada e, se houve retorno econômico à organização.

O estudo de caso foi efetuado a partir de uma necessidade de se investigar como uma empresa que está se iniciando na prática da inovação utiliza seus recursos, e como articula a inovação nos setores internos. Para obtenção de dados foram realizadas entrevistas e análise de documentos tendo por base os referenciais teóricosque serão expostos adiante.

2 Fundamentação teórica

O conceito de inovação pode assumir a forma de novidade e renovação, sobre isso Freeman e Soete (2008), apresentam conceitos que identificam a inovação e a incluem como atividade técnica, concepção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (oumelhorados) processos. Conceito esse que é utilizado pela maioria das organizações de fomento brasileiras.

Outro referencial importante é o Manual de Oslo (2005), elaborado pela Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento-OCDE, que é utilizado como base para a medição do grau de inovação em vários países. Nele constam vários critérios para verificar se um produto é ou não uma...
tracking img