Innodb x myisan

360 palavras 2 páginas
InnoDB x MyISAN

Antes de intendermos as diferenças entre InnoDB e MyISAN precisamos entender o que é, para isto abaixo segue uma descrição sobre o assunto.
InnoDB e MyISAN são ‘’Storage Engines’’ ou seja, engenharia de armazenamento ou motor de armazenamento. São as diferentes tecnologias que podemos usar em um banco MySql para armazenar os dados cada qual com características próprias, vantagens e desvantagem. Existem outras formas de engenharia de armazenamento de dados para bancos MySQL como a Falcon, CSV Engine, Federated e outros, porem as aqui analisadas e comparadas são as mais usadas.

O armazenamento padrão do MySQL é o MyISAN. Uma das principais diferenças entre esta tecnologia e o InnoDB é sobre a proteção/segurança dos dados, este fator influencia diretamente na performance do banco de acordo com seu uso, acesso, consultas e inserção. A engine MyISAN usa proteção por tabelas (table locking) e por este motivo a cada consulta a segurança é feita em toda tabela e não somente no registro de interesse causando em aplicações que exigem uma consulta constante uma certa depreciação no desempenho. Ao contrario deste tipo de segurança por tabelas, o InnoDB usa a chamada (row locking) que como o nome sugere a segurança do banco é feita a cada consulta especificamente no dado procurado e não em toda tabela, resultando em uma maior velocidade.
Contudo a proteção/segurança não é a única diferença entre as engines e o fator determinante de desempenho favorável ao InnoDB, pelo contrario o InnoDB trabalha com suporte a transações, chaves estrangeiras quesito que pode fazer que em determinadas situações seu desempenho seja inferior. Dificilmente não termos a necessidades de fazermos transações com chaves entrangeiras em um criando assim a quase obrigatoriedade do uso do InnoDB já que o banco de dados recurso não é suportado pelo MyISAN.
Contudo para aplicações simples com pouca alteração o MyISAN na teoria deve ter um melhor desempenho dado sua simplicidades de

Relacionados

  • Mysql
    6795 palavras | 28 páginas