INNDICE DE VITAMINAQ C

967 palavras 4 páginas
RELATÓRIO AULA PRÁTICA BROMATOLOGIA
TÍTULO:
Determinação do Teor de Vitamina C em Alimentos
2. OBJETIVO:
Reconhecer a presença da Química no controle de qualidade dos alimentos e determinar a quantidade de vitamina C presentes em alguns alimentos.
3. RESUMO:
Nesta atividade, será determinada a quantidade de vitamina C contida no suco concentrado de caju, suco industrializado de laranja e no suco de limão preparado em data pretérita, verificando qual é mais rico ou mais pobre em vitamina C e se há diferença no teor de vitamina C em sucos frescos, naturais, industrializados, congelados e se cozinhar o alimento ou se deixar o suco pronto de um dia para outro afeta o teor de vitamina C. Para isto, deve-se acrescentar solução amilácea a solução de vitamina C e ir adicionando aos poucos solução de iodo até que se tenha viragem de cor para azul ou verde. Observando a quantidade de iodo necessária para mudança na coloração do experimento, pode-se determinar a quantidade de vitamina C presente no alimento.
4. INTRODUÇÃO:
Sabe-se que foram necessários 5,1 g de solução de iodo para intitular 25 g de vitamina C. Sendo assim, foram realizados experimentos a fim determinar a quantidade de vitamina C contida no suco concentrado de caju, suco industrializado de laranja e no suco de limão preparado em data pretérita, para se determinar a quantidade de iodo necessária para intitular 25 ml de cada um desses alimentos.
Como resultado, tem-se a quantidade de vitamina C presente nesses alimentos.
5. MATERIAIS E MÉTODOS:
5.1) Materiais Utilizados:
1 - Erlenmeyer 125 ml
2 - Suporte
3 – Bureta 50 ml
4 - Garra de Condensador
5 – Proveta 50 ml
6 – Becker 50 ml
7- Folha de papel toalha branca
8 - Pipeta
5.2) Reagentes Utilizados:
1 – Solução de vitamina C
2 – Solução amilácea3 – Solução de iodo
5.3) Procedimento Experimental:
1 – Colocou-se em uma proveta 25 ml de uma amostra de alimento;
2 – Transferiu-se para o erlenmeyer;
3 – Adicionou-se, à amostra,

Relacionados