Inndústria e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Indústria e Meio Ambiente

“Se você tem metas para um ano, plante arroz.
Se você tem metas para 10 anos, plante uma arvore.
Se você tem metas para 100 anos, eduque uma criança.
Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o Meio Ambiente.”
Confúcio.

Rio de Janeiro
2010

Meio ambiente é o conjunto dos elementos e fatores físicos, químicos e biológicos, naturais e artificiais,necessários à sobrevivência das espécies. O conjunto de relações harmônicas entre os seres vivos e destes com o meio ambiente chama-se "equilíbrio ecológico". No transcorrer da história ocorreram diversas intervenções do homem na natureza, muitas delas provocando danos ambientais. 

Ocorrerão alterações ambientais quando:

a) Ocorrer alteração na concentração (para mais ou para menos)de um produto já existente na natureza.

b) Forem introduzidas na natureza substâncias naturais que não fazem parte do ecossistema.

c) Forem introduzidos nos ecossistemas plásticos e metais, produtos químicos, gases e agrotóxicos.

Os impactos ambientais decorrentes da ação do homem podem ocorrer em escalas local, regional e global. Toda atividade humana, principalmente decaráter empresarial, tem efeitos ambientais. Há algumas décadas, a geração de poluentes pelas empresas era entendida como uma conseqüência inevitável nos processos industriais, o que provocou um grau de deteriorização ambiental acentuado em muitas regiões do mundo. 

Resíduos industriais

O lixo gerado pelas atividades agrícolas e industriais é tecnicamente conhecido como resíduo e osgeradores são obrigados a cuidar do gerenciamento, transporte, tratamento e destinação final de seus resíduos. A indústria é responsável por grande quantidade de resíduo – sobras de carvão mineral, refugos da indústria metalúrgica, resíduo químico e gás e fumaça lançados pelas chaminés das fábricas.

O resíduo industrial é um dos maiores responsáveis pelas agressões fatais ao ambiente. Neleestão incluídos produtos químicos (cianureto, pesticidas, solventes), metais (mercúrio, cádmio, chumbo) e solventes químicos que ameaçam os ciclos naturais onde são despejados. Os resíduos sólidos são amontoados e enterrados; os líquidos são despejados em rios e mares; os gases são lançados no ar. Assim, a saúde do ambiente, e conseqüentemente dos seres que nele vivem, torna-se ameaçada, podendolevar a grandes tragédias.

Danos na Paisagem

Foi a partir da revolução industrial que a poluição passou a constituir um problema para a humanidade. É lógico que já existiam exemplos de poluição anteriormente, mas o grau de poluição aumentou muito com a industrialização e urbanização, e a sua escala deixou de ser local para se tornar planetária.

A partir da Revolução Industrial,com o desenvolvimento do capitalismo, a natureza vai pouco a pouco deixando de existir para dar lugar a um meio ambiente transformado, modificado, produzido pela sociedade moderna. O homem deixa de viver em harmonia com a natureza e passa a dominá-la, dando origem ao que se chama de segunda natureza: a natureza modificada ou produzida pelo homem - como meio urbano, por exemplo, com seus rioscanalizados, solos cobertos por asfalto, vegetação nativa completamente devastada, assim como a fauna original da área, etc. - , que é muito diferente da primeira natureza, a paisagem natural sem intervenção humana. 

Esse domínio da tecnologia moderna sobre o meio natural traz conseqüências negativas para a qualidade da vida humana em seu ambiente. O homem, afinal, também é parte da natureza,depende dela para viver, e acaba sendo prejudicado por muitas dessas transformações, que degradam sua qualidade de vida.

Danos na Água

Desde os tempos mais remotos o homem costuma lançar seus detritos nos cursos de água. Esse procedimento não causava problemas, já que os rios, lagos e oceanos têm considerável poder de autolimpeza, de purificação.

Com a industrialização, a...
tracking img