Inmetro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UnB/CESPE – INMETRO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
37'56“1  37'56“1 

I II

∆p( x, t ) = ∆pmax sen(kx − ωt ) ∆p( x, t ) = ∆pmax sen(kx + ωt )

Quanto à geração e propagação de ultrassom, assinale a opção correta. A Para se gerar um feixe de ultrassom mais concentrado, por meio de uma placa circular, é necessário aumentar a relação entre o raio da superfície vibrante e o comprimento deonda. B O coeficiente de atenuação da amplitude do ultrassom é diretamente proporcional ao quadrado da sua frequência. C De forma geral, à temperatura ambiente, a velocidade do ultrassom em líquidos é maior do que em sólidos. D O ultrassom pode ser gerado por meio do efeito piezoelétrico em cristais e também por pulsos de laser. E O limiar de aparecimento de cavitação na água, à pressão atmosférica,para ultrassom com pulsos de 1 MHz, é da ordem de 100 MW/m2.
37'56“1 

Considerando as equações acima, que representam ondas sonoras e nas quais ∆p representa a variação de pressão no meio, em determinada posição x e em determinado instante t, assinale a opção correta. A A equação I representa uma onda esférica que se desloca no sentido crescente de x. B A equação II representa uma ondaplana que se desloca no sentido crescente de x. C Nas equações I e II, o símbolo k tem relação com a frequência das ondas. D A composição das ondas dadas em I e II gera ondas estacionárias cuja amplitude é igual a )pmax. E A composição das ondas dadas em I e II pode ser estudada com base no princípio da superposição.
37'56“1 

Acerca da geração e da propagação de ultrassom e de ondas em geral,assinale a opção correta. A Em um sistema vibrante forçado, o termo transiente é do tipo

No que concerne à transmissão de ondas, assinale a opção correta. A O conceito de absorção do som por um ambiente, a determinada frequência, está relacionado ao espaço de tempo que o som continua sendo audível, a partir do momento em que a fonte cessa a transmissão. B Considerando-se dois meios distintos, deimpedâncias acústicas Z1 e Z2, o coeficiente de reflexão de ondas sonoras que incidem normal à interface desses meios será tanto maior quanto maior for a soma Z1 + Z2. C Na extremidade aberta de um tubo de onde são emitidas ondas sonoras de certa frequência, o vetor velocidade média das moléculas de ar, associado ao movimento dessas ondas, é o vetor nulo. D Um perfeito casamento de impedânciasacústicas na interface de dois meios significa que esses meios possuem as mesmas propriedades características de inércia e elasticidade. E As ondas sonoras que atravessam ortogonalmente um obstáculo plano, por meio de uma fenda, feito de material ideal perfeitamente absorvedor, geram um feixe com a mesma largura da fenda, conforme pode ser verificado posteriormente à travessia, mesmo a uma distânciada fenda correspondente a vários comprimentos de onda.

A cos(ωt + ϕ) , em que t é o tempo, T é a frequência angular,
n é o ângulo de fase e A é uma constante com dimensão de
distância. B Lançando-se pulsos de ultrassom em direção ao fundo do mar, o comprimento de onda mais apropriado para se conseguir atingir determinada profundidade e retornar o sinal ao detector é proporcional ao caminhototal percorrido. C Em um movimento harmônico forçado, com força externa que varia senoidalmente no tempo, se a frequência desse agente excitante for igual à frequência natural do sistema, então a condição de ressonância será satisfeita. D As ondas de Love produzem movimentos normais à superfície do meio e longitudinais em relação à direção de propagação. E As ondas de Rayleigh produzem movimentosnormais à superfície do meio e transversais em relação à direção de propagação.

Cargo 30: Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade - Área: Metrologia em Ultrassom

–1–

www.pciconcursos.com.br

UnB/CESPE – INMETRO
37'56“1  37'56“1 

Considerando a equação de onda transversal dada por

y = 3 cos( π x −

πt ), em que x e y são dados em metros e t, em 2

segundos,...
tracking img