Injustiças sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Injustiças Sociais
Desde a pré-história até os dias de hoje, não apenas no Brasil mas em todo o mundo, podemos observar os efeitos que as injustiças sociais promovem ao ser humano, não apenas porraça, a injustiça mais comum, elas estão presentes quando tratamos de cultura, classe social, sotaque, deficiência e aparência. A injustiça não acontece apenas ao escravizar ou maltratar alguém, não éapenas o físico que sofre, a moral sempre é a mais afetada.
Notamos ao decorrer dos anos e da evolução humana – Principalmente intelectual - a diminuição desses problemas, a escravidão, por exemplo,teve dita como terminada em 13 de maio de 1888, quando a Princesa Isabel assinou a Lei que abolia a escravidão, chamado Lei Áurea. Mas, por mais oculta que seja, nosso país não se livrou totalmentedesse flagelo, mas existem diferenças entre as décadas anteriores, não são apenas os negros escravizados, são pessoas sem terra e sem trabalho que doam suas vidas a algum carrasco que as prometem terra ecomida, mesmo em situações deploráveis. O estado campeão em escravos atualmente é o Pará como a estimativa de 30 mil trabalhadores escravizados, ele é caracterizado como aquele que o empregadoroferece condições de trabalho degradantes e impede o trabalhador de se desvincular de seu suposto contrato. A retenção de salários e a violência moral e física são outras características deste trabalho,tendo geralmente, um sistema de acumulação de dívidas, tal que, aprisiona o trabalhador.
Mas, não para por ai, a lista de injustiça social é grande. Já reparou que pessoas consideradas feias têm menosoportunidades que as mais apresentáveis? Já notou que mulheres tendo elas o mesmo cargo de um homem recebem até 51% menos que os homens? Você sabia que cadeirantes, pessoas com alguma deficiênciafísica, inclusive anões, dificilmente conseguem emprego? Percebeu que nos dias de hoje idosos não são respeitados, pelo contrario são humilhados? Tudo isso é verdade, mesmo havendo mudança o fim não...
tracking img