Injetoras plasticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
|
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
Plásticos

O plástico serve de matéria prima para a fabricação de diversos produtos, como os potes dessa fotografia.
Em química e tecnologia, os plásticos são materiais orgânicos poliméricossintéticos, de constituição macrocelular,dotada de grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se em distintas formas), facilmente transformável mediante o emprego de calor e pressão, e que serve de matéria-primapara a fabricação dos mais variados objetos: vasos, toalhas, cortinas, bijuterias,carrocerias, roupas, sapatos.
A matéria-prima dos plásticos geralmente é o petróleo. Este é formado por uma complexa mistura decompostos. Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento.
A fração nafta é fornecida para as centrais químicas e petrodoicas, onde passa por uma série de processos, dando origem aos principais monômeros, como, por exemplo, a creolina.
São divididos em dois grupos, de acordo com assuas características de fusão ou derretimento: termoplásticos e termorrígidos.
Termoplástico é um plástico (polímero artificial) que, a uma dada temperatura, apresenta alta viscosidade podendo ser conformados e moldados.[1] Antes de atingir o estado fundido passam por uma transição vitria. Exemplos de termoplásticos são o polipropileno, opolietileno, e o policloreto de vinil (vulgo PVC), entreoutros. É um material polimérico sintético, que, quando sujeito à ação de calor, facilmente se deforma podendo ser remodelado e novamente solidificado mantendo a sua nova estrutura. Isto significa que, os plásticos quando dividos em termoplásticos e termofixos, os primeiros são altamente recicláveis ao contrário dos termofixos. Isto acontece porque as cadeias macromoleculares dos termoplásticos seencontram ligadas por Forças de van der Waals ou por Ligações de Hidrogênio que se quebram por acção do calor, fundindo-se o material. Ao ser novamente resfriado, voltam a ser restabelecidas as suas ligações intermoleculares, não havendo desta forma quebra das ligações covalentes dos monómeros que formam as macromoléculas.
Plásticos termorrígidos ou termofixos são aqueles que uma vez moldados nãopodem ser fundidos e remoldados novamente, portanto não são recicláveis mecanicamente. Exemplos: baquelite, poliuretanos (PU) e poliacetato de Etileno Vinil (EVA), rsinas poliésteres, resinas fenólicas, resinas epoxi, gelcoat e etc.
A baquelite é uma resina sintética, quimicamente estável e resistente ao calor, que foi o primeiro produto plástico. Trata-se do polioxibenzimetilenglicolanhidrido, ouseja, é a junção do fenol com o formaldeído (aldeído fórmico), formando um polímero chamado polifenol.

Estrutura química da baquelite

Rotor feito de baquelite
Foi inventada cerca de 1909 por Leo Baekeland, químico americano deorigem belga, que empreendeu suas pesquisas entre 1907 a 1909 e criou, em 1910, a General Bakelite Company para a exploração industrial de suas descobertas. É formada pela combinação por polimerização de fenol(C6H5OH) e formaldeído ou aldeido fórmico (HCHO), produtos sintéticos, sob calor e pressão. Rádios, telefones e artigos elétricos como interruptores e casquilhos de lâmpadas eram formados porbaquelite por causa das propriedades de resistência ao calor e isolamento. É resistente ao calor, infusível, forte, arde lentamente, podendo ser laminado e moldado na fase inicial da sua manufatura, de baixo custo e podendo ser incorporado em vernizes e lacas.
A baquelite é pouco usada atualmente em produtos de consumo corrente. Antigos produtos deste material, especialmente artigos de cozinha e...
tracking img