Injecao plastica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE EXPERIMENTOS
PROFESSORA: SAMANTA BIANCHI VEARICK
















AVALIAÇÃO DA MELHOR TEMPERATURA DE INJEÇÃO DE PLÁSTICO









Diego Selle
João Paulo Menegon






Bento Gonçalves

2011

Diego SelleJoão Paulo Menegon








AVALIAÇÃO DA MELHOR TEMPERATURA DE INJEÇÃO DE PLÁSTICO









Trabalho apresentado à disciplina Planejamento e Avaliação de Experimento, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, da Universidade de Caxias do Sul, na área de Injeção de Plástico.
Orientador: Samanta Bianchi VearickBento Gonçalves
2011
RESUMO

O mercado de plástico no Brasil está em desenvolvimento, os processos de produção estão cada vez mais dinâmicos com equipamentos e materiais de alta tecnologia. O objetivo desta pesquisa e identificar qual a temperatura média de injeção e sua velocidade são as mais adequadas para a injeção de polipropileno (PP). A pesquisa realizadateve caráter quantitativo, na empresa Inaplast na cidade de Bento Gonçalves. Aplicaram-se técnicas de Análise de Experimentos que podem ser utilizadas pelas empresas com a intenção de melhorar as características de qualidade de seus produtos e processos de fabricação. Verificou-se que existe um grande potencial de melhoria no processo de injeção de plástico controlando as variáveis de temperaturae velocidade de injeção.
Palavras Chave: velocidade, temperatura de injeção, análise experimentos.





















1. INTRODUÇÃO

Análise de Experimentos apresenta método e técnicas para a definição e interpretação de ensaios estabelecidos com critérios científicos e estatísticos, com o objetivo de determinar a influência de diversos fatores nos resultados de umprocesso.
Do ponto de vista prático, apresenta-se como uma ferramenta essencial no desenvolvimento de novos processos e no aprimoramento de processos em utilização.
Um projeto de experimentos adequado permite, além de aprimoramentos de processos, a identificação de causas de variabilidade de resultados, a redução de tempos de análises e dos custos envolvidos. Na indústria deplástico a busca de incessante por melhorias nos processos de fabricação não é apenas uma questão de diferencial para sua qualidade, mas sim uma questão de aprimorar o domínio sobre os fatores que influenciam no resultado técnico do produto.
O principal processo na produção de peças plásticas é a injeção, o que consiste em colocar o plástico em grãos em um funil onde o mesmo é direcionado a umforno, onde é aquecido até uma determinada temperatura e pressionado através de uma rosca, para dentro de um molde com o formato da peça desejada.
Depois de injetado o produto passa para a avaliação de qualidade visual, onde se avalia se tem falhas como: cantos mal formados, manchas brancas, deformação, encaixes mal formados.
Este trabalho tem o objetivo de aplicar a Análise deExperimentos em uma etapa do processo de fabricação, de nome injeção, utilizado na produção de peças plásticas. Serão coletados os dados e será feita a análise de blocos casualisados para efeitos fixos com repetição.
Foram determinados os valores mais adequados para os fatores de controle temperatura T1=210º, T2=250º, T3=290º e as velocidades de injeção 70 mm/s, 80 mm/s, 90 mm/s com o objetivo deminimizar problemas de qualidade do produto.


2. COLETA DE DADOS

Os dados coletados para análise foram de dois turnos de trabalho, selecionando-se por sorteio nove amostras para cada temperatura em análise mantendo o mesmo material e no mesmo equipamento. As coletas representam o número de peças rejeitadas para cada uma das temperaturas.
3. EXPERIMENTO

3.1. Identificação dos...
tracking img