Inimigo silencioso: desvendando o universo do câncer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inimigo silencioso: desvendando o universo do câncer

Ivaí Pinheiro da Silva ¹

Resumo
O câncer é considerado um problema de saúde pública no Brasil. Objetivando compreender e mostrar de forma sucinta e clara o surgimento do câncer e suas complicações e a proliferação celular, mostrar também as neoplasias mais comuns e seus agentes cancerígenos como o cigarro. As políticas voltadas para ocontrole e a prevenção do tabagismo. Mostra também religiosidade usada como suporte para enfrentar o desafio de viver com a incerteza da cura.

PALAVRAS CHAVES: câncer, tabagismo, medidas de prevenção, religião.

1. Introdução
Para muitos esta com câncer significa uma sentença de morte, essa opinião é de quem considera o câncer uma doença incurável. Para podemos analisar e compreender esseuniverso chamado câncer a pesquisa que foi feita para produção desse artigo entende como principal fonte de análise o Instituto Nacional do Câncer (INCA), tomando como necessidade entender com clareza e objetivando compreender todo o universo câncer e todo aquele que está a sua volta.
O corpo humano é formado por milhões de células que se reproduzem através de um processo chamado de divisão celular,em condições normais esse processo é ordenado e controlado, sendo responsável pela formação, crescimento e regeneração dos tecidos saudáveis do corpo. Em contrapartida, existem situações nas quais estas células, por razões variadas sofrem uma metamorfose chamada de carcinogênese, e assume características diferentes quando comparadas com as células normais. Essas células perdem a capacidade delimitar e controlar o seu próprio crescimento, passando então se multiplica rapidamente e sem nenhum controle.
___________________________________________
¹ Bacharelado em Enfermagem pela Faculdade Ages do Estado da Bahia.
O resultado desse processo desordenado de crescimento celular é uma produção em excesso dos tecidos do corpo denominado de metáfase, formando o que se conhece como tumor. Quepode ser classificado como tumor benigno quando as células desse tumor crescem lentamente e são diferenciadas, geralmente podem ser removidas através de cirurgias e na maioria dos casos não tornam a crescer, ou tumor maligno quando as células deste tumor crescem rapidamente, têm um aspecto indiferenciado e a capacidade de invadir estruturas próximas e espalhar- se pra diversos órgãos do organismo,pode ser definido como um grupo de doenças que tem com característica central o crescimento desordenado das células do nosso corpo, ele tem o poder de disseminar através da corrente sanguínea e dos vasos linfáticos, produzindo as chamadas metástases, que na verdade são uma espécie de filial do tumor primário, e outro órgão ou tecido. A metástase também pode invadir órgãos e tecidos do nosso corpoimpondo severos danos a estes órgão e tecidos.
De acordo com Instituto Nacional de Câncer, o termo câncer é utilizado como á maior parte para representar um conjunto de mais de 100 doenças, incluindo tumores malignos de diferentes localizações, essas neoplasias são as principais causa de morte no Brasil, desde 2003, as neoplasias malignas constituem no segundo causa de morte na populaçãorepresentado quase 17% dos óbitos de causas conhecidas. Compreender e controlar essas doenças malignas requer conhecimento dos complexo mecanismo celular. A prevenção e controle do câncer estão entre os mais importantes desafios, científicos e de saúde pública da nossa época. O câncer ainda é tido com um sinônimo de morte e como uma doença a se esconder.
Está com câncer pode determinar descriminação erejeição social, desde o âmbito familiar até as atividades produtivas, em que o indivíduo além de vivenciar a situação da doença em si, necessita enfrentar o descrédito social. Betto (1997) “Em nosso planeta, somos os únicos seres que sabem que a morte é o seu destino inelutável”. A inaceitabilidade social pode ser atribuída a muitas variáveis, das quais a mais relevante refere-se ao medo das...
tracking img