Inico de uma boa analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Início de uma boa análise
Diversas são as formas de se começar a fazer um Sistema. É fato que nem sempre as pessoas estão dispostas a pagar o preço de uma boa análise de software, ou seja, preferem pagar para ter algo que se possa usar, do que um monte de documentos e diagramas. Talvez você mesmo pense assim, mas isso não é culpa sua. A culpa é do mercado de trabalho que necessita do software enão da análise. Isso ocorre também nas áreas de civil, elétrica, hidráulica etc. É mais fácil começar a por a mão na massa desde o início e se algo der errado damos um jeito no meio do caminho. Sendo assim foi pedido para que vocês escrevessem uma história rica em detalhes sobre uma papelaria, locadora, supermercado ou padaria. Não é comum escrever histórias nos dias atuais, isso é coisa paraescritor. É preciso ter paciência para se escrever uma história. É preciso conhecer para se escrever sobre algo, por isso eu sugeri os assuntos papelaria, locadora, supermercado ou padaria. Esses tipos de comércio são os mais antigos, portanto as pessoas conhecem o funcionamento básico, e assim pode escrever sobre o assunto. Em resposta ao exercício proposto, eu escreverei abaixo a história de umapadaria, que servirá de base para nossa análise.

Padaria do seu Francisco
Seu Francisco é uma pessoa muito esclarecida, trabalhou durante anos em uma montadora de automóveis, porém, agora que está aposentado decidiu montar uma padaria com o dinheiro que tem guardado na poupança. Seu Francisco então sai á procura de um imóvel, e consegue comprar um bom ponto perto de outros pontos comerciais. Eletambém conversou com alguns amigos que lhe indicaram um bom lugar para comprar produtos para panificação. Jorge seu maior amigo, indicou João, um português que sabe tudo de panificação, que lhe dará uma ajuda na escolha dos equipamentos. Seu Francisco sabe que uma padaria não vende somente pães, pois isso não mantém a freguesia ativa, ele sabe que terá que ter uma lanchonete e também venderprodutos de utilidade geral, como pilhas, barbeador descartável, cigarros, isqueiros, bolas, chaveiros etc. Para angariar mais fregueses ele precisará pensar numa forma de manter uma conta para clientes que compram fiado e pagam no final do mês. Além disso, ele precisará controlar os tipos de pagamento, pois quanto mais tipos ele oferecer mais clientes ele poderá angariar. O futuro dono da padaria dobairro começa a ficar preocupado com o número de cálculos e controles financeiros que terá ao abrir este estabelecimento comercial, ele até comenta este fato com o João, que lhe conta como eram fáceis as coisas quando ele foi dono de uma padaria nos anos 70.

João então recomenda sua sobrinha Manuela, que esta prestes a se formar em Sistemas de Informação, para que ela dê um apoio nesta parte deinformática que seu Francisco necessita. Seu Francisco então marca uma reunião com Manuela em seu escritório improvisado nos fundos da futura panificadora do bairro. Fim... Por enquanto...

Vimos até este ponto que seu Francisco percebeu que necessitaria de uma alguma coisa para controlar seu negócio, pois uma padaria deste porte pode deixá-lo perdido e por todo o negócio a perder.

Reuniãocom Seu Francisco

Nesta reunião seu Francisco, entre outras coisas, conta que está preocupado com o controle de sua padaria, pois verificou que precisará de muitos cadernos e fichas para anotar tudo o que precisa para manter a padaria sempre fornecendo pães para o bairro e que possui pouco dinheiro para começar a funcionar o negócio. Manuela sabe que seu Francisco não entende nada de informática,e dispara a primeira pergunta para seu Francisco – O Sr. gostaria de informatizar sua padaria? – Seu Francisco sabe que precisa usar computadores em sua padaria, pois vê em outras padarias os computadores sendo usados, e responde – Sim, gostaria. Manuela, que conhece das técnicas, continua e faz mais algumas questões e uma conversa toma conta do lugar: Manuela – Como o Sr. divide sua padaria?...
tracking img