inicio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Eeefm Fraternidade E Luz
Disciplina: geografia









Nome:

África do Sul
A África do Sul é o país mais rico da África, com cerca de 18% do PIB total do continente e 45% da produção de minérios. Sua atividade industrial é a mais importante da África. Entretanto, possui muita desigualdade social.
Até a I Guerra Mundial, a economia sul-africana baseou-se namineração (diamantes e ouro) e na agricultura. A partir da II Guerra Mundial, a indústria entrou em um processo acelerado de desenvolvimento e hoje constitui um dos setores básicos da economia.
O país tem os setores financeiro, de energia, de comunicações e de transportes bem desenvolvidos. Em 2008, o setor de serviços representou 65,3% do PIB. A indústria representou 31,3% (incluindo mineração) ea agricultura, 3,4%. A bolsa de valores deJohannesburg é a 17ª maior do mundo.
A África do Sul possui recursos naturais em abundância. É a maior produtora mundial de ouro, platina, cromo, vanádio e manganês. É, também, grande produtora de diamante, carvão, níquel, urânio e gás natural. No ano 2000, a platina ultrapassou o ouro como a maior fonte de renda do país.
A taxa de desemprego, de 21,7%em 2008, é uma das maiores do mundo. Até o ano 2000 metade da população vivia abaixo da linha de pobreza.
Mais: História, Cultura e Geografia.

México
População: Com 104.900.000 habitantes o México é um dos paises mais populosos da América. A composição étnica é bem diversificada, os eurameríndeos formam 60% da população em seguida os ameríndeos com 30%, europeus ebéricos 9%, outros 1%. Oidioma oficial mexicano é oespanhol, mas existe línguas regionais, a principal é o náhuatl. Os cristianistas são 96,3% da população (católicos 93,8%, outros 9,9% - dupla filiação 7,4%) os sem religião são 3,2% junto com os ateístas, outros 0,5%. 74% da população vive na zona urbana, onde a capital mexicana é uma das maiores cidades do mundo, 26% vive na zona rural.
Economia: A moeda de circulação é opeso mexicano. O país produz anualmente US$ 637,2 bilhões. Após a assinatura do Acordo de Livre Comércio do Norte (NAFTA), em 1993, o México reergueu sua economia. O motor do “milagre” são as chamadas maquiladoras - montadoras norte-americanas que cruzam a fronteira em busca de custos menores e mandam a maior parte da produção de volta aos EUA. Nos últimos anos, porém, o desaquecimento daeconomia norte-americana gerou tendência recessiva no México e o governo procura novos parceiros comerciais. A força de trabalho é de 42,3 milhões. Principalmente café, algodão em pluma, e cana-de-açúcar são explorados na agricultura.
Pecuária: bovinos e suínos. Pesca: 1,5 milhões de toneladas, o petróleo e o gás natural são o centro da mineração. Na indústria se destaca a automobilística, alimentícia,siderúrgica, química e máquinas (elétricas).
Condição social: A mortalidade infantil é de 31 por mil nascimentos. Expectativa de vida gira em torno de 73 anos. Os analfabetos 9% da população. A renda por habitante é de US$ 3.480. O IDH do México equivale a 0,784.








Uruguai
Apesar da sua força de trabalho ter alto nível educacional (os melhores índices da América Latina),[carece defontes] o principal componente da economia do Uruguai é o setor agropecuário, caracterizado pela criação de gado bovino e ovino, cujos produtos (comocarne, lã, couro e derivados lácteos) são destinados em sua maioria à exportação.
Os recursos minerais são escassos, mas há uma incipiente indústria de transformação das matérias primas e combustíveis importados. Em se tratando de um país com forteprodução agropecuária, sua principal indústria é a alimentícia, seguida da têxtil e da química. Uruguai se destaca como líder na América Latina no combate à corrupção-
A infra-estrutura de transporte rodoviário é de boa qualidade e o turismo tem crescido em importância.
Os serviços financeiros também constituem expressiva parcela do PIB, embora acarretem ao país a fama de ser um paraíso...
tracking img