Inicio Da Civiliza O Eg Pcia

489 palavras 2 páginas
Inicio da civilização egípcia
O Egito é um imenso Óasis que fica no nordeste do continente Africano, onde concentra se o rio Nilo.
Esse rio nasce no coração da África e entra no vale do Egito onde fica no meio de duas grandes montanhas formando a região do Alto Egito e depois se divide em pequenos rios que formam seu delta, essa região chama se baixo Egito.
Aproximadamente 6000 a.c um grupo formado por pastores nômades chamados camitas chegaram ao vale do Egito, diante de tanta fartura passam a adorar o rio Nilo como um deus, deixando assim a vida nômade de deslocamentos constantes para aproveitas as boas colheitas.
Quando eles chegaram se fixaram em torno do rio Nilo, porém o na época de chuvas o rio transbordava e era necessária a construção de barragens, represas, canais e para isso era preciso muitas pessoas e como os nômades se dividiam para viajar, diversos clãs ou famílias se juntam para formar os nomos que se tornaram principados onde o príncipe desse grupo era o monarca (governante dos povos), deixando assim de ser nômades. Para os egípcios, o Nilo era uma verdadeira dádiva divina sendo sagrado e adorado, pois todo verão o rio transbordava por causa das chuvas tropicais em sua nascente e do degelo do alto Egito. Quando o verão acabava o rio volta para o leito deixando uma camada de terra muito fértil isso favorecia a agricultura, pecuária fornecia água fresca, peixes, aves e servia para o transporte e o comercio como o nível do rio era inconstante os egípcios desenvolveram diques, barragens e canais de água.
Havia uma lenda sobre as terras férteis, onde Ósiris, o rei do sol foi assassinado por seu irmão Seth, o rei da escuridão. Isis que era ao mesmo tempo irmã e esposa de Óasis chorou sua morte durante toda a noite e pediu para que seu filho Horus que vingasse a morte de seu pai.
Depois de uma dura luta, Horus derrotou Seth e Ósiris ressuscitou se tornando o deus sol e Seth à noite e as lágrimas de Isis são as enchentes do Nilo e Horus é o amanhecer

Relacionados

  • estetica historia da arte
    1077 palavras | 5 páginas
  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas