INICG00891 01O

1598 palavras 7 páginas
EVOLUÇÃO DA EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO NO BRASIL

Matheus Augusto O. F. Camargo Coelho¹, Friedhilde M. K. Manolescu²

0B

1 – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FCSA – Universidade do Vale do Paraíba. Av. Shishima
Hifumi 2911 – Urbanova, 12244-000 – São José dos Campos – SP. e-mail: maofcc@gmail.com
2 – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – IP&D - Universidade do Vale do Paraíba. Av. Shishima
Hifumi, 2911 Urbanova - 12244-000 - São José dos Campos - SP - Brasil - e-mail: frida@univap.br
HU

U

Resumo- A exportação e importação de bens são fatores importantes para o crescimento econômico de um país, as exportações são somadas ao consumo, investimentos, gastos do governo, e a importações são deduzidas na composição da demanda agregada do país. Quando há aumento de exportações significa que o mercado interno foi atendido sobrando produção para ser consumido pelos estrangeiros, elevando assim a renda nacional, o emprego e contribuindo para o ingresso de divisas estrangeiras. As importações apesar de diminuir a renda nacional, pois estimula o emprego e a renda em outros países, permite o consumo doméstico de produtos não produzidos internamente, quer seja por falta de insumos ou tecnologia adequada. Palavras-chave: Exportação, Importação, Balança Comercial, Economia Brasileira.
Área do Conhecimento: VII – Ciências Sociais Aplicadas.

Introdução
O comércio internacional é uma atividade que representa a transação de bens entre povos desde épocas remotas, onde ocorriam trocas de mercadorias na forma de escambo, sem um valor financeiro. Ao longo do tempo, os povos/países foram evoluindo, fazendo tratados de cambio comercial através de palpites e influencias de setores internos do governo, mas sem um estudo de viabilidade econômica nem qualquer outro tipo de apoio matemático nas decisões de troca.
A exportação e importação nada mais é que a troca de mercadorias com um valor financeiro, onde a exportação é a saída de bens e serviços para os outros países e a

Relacionados