Inibidor de eca: enalapril

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
CAMPUS PAU DOS FERROS
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA FUNDAMENTAL

INIBIDOR DE ECA: ENALAPRIL

ALUNOS:
ARTHUR LOPES DO NASCIMENTO
FRANCISCO ESTROGILDO COSTA
FRANCISCO DIASSIS DE FREITAS SILVA
JOSÉ TIAGO DA SILVA
TURMA: 5º PERÍODO
PROFESSORA: AYLA MÁRCIA

OUTUBRO, 2012

1.INTRODUÇÃO Á QUÍMICA DE FÁRMACOS

 O termo fármaco é a tradução do grego phármakon, que tanto designa medicamento como veneno, ou seja, qualquer substância capaz de atuar no organismo seja em sentido benéfico ou maléfico. Os fármacos são substâncias químicas de propriedades farmacológicas, ou seja, são utilizados na terminologia farmacêutica para a fabricação de medicamentos.De acordo com essadefinição é importante não confundir fármacos com remédios, fármaco designa qualquer composto químico que seja utilizado com fim medicinal. Em linguagem médica tem sido utilizado de preferência com sentido restrito, para designar uma substância única, orgânica ou inorgânica, de composição conhecida. Já o termo Remédio provém do latim remedium, aquilo que cura compreendendo tudo que é empregado para acura de uma doença, assim a substância utilizada não necessita ser conhecida quimicamente.
É importante também diferenciar drogas de fármacos, pois nos últimos anos houve uma grande confusão sobre o uso de droga e fármaco, isso porque artigos científicos em inglês utilizam o termo “drug” para mencionar ambas as palavras. Assim, nas últimas décadas droga adquiriu a conotação de substânciailícitas de abuso. E fármaco  trata-se de um princípio ativo químico usado com o propósito para a produção de medicamento destinado a combater alguma doença.
Portanto, nesse trabalho procuramos tratar a química do fármaco Enalapril, destacando seus aspectos históricos, sua síntese, suas características e aplicações, os medicamentos que os constitui, os efeitos colaterais e as contra indicações além daquímica da molécula.

2. ASPECTOS HISTÓRICOS E CARACTERÍSTICAS GERAIS

O enalapril, mais conhecido e comercializado pelo nome de Maleato de Enalapril, é um fármaco que se apresenta na forma de um pó branco ou quase branco, ligeiramente solúvel em água; solúvel em álcool e facilmente solúvel em metanol e dimetilformamida. O enalapril possui fórmula molecular C20H28N2O5  e peso molecular 492,5g/mol. Sua denominação química é (2S)-1-[(2S)-2-[[(1S)-1-(etoxicarbonil)-3-fenilpri]amino]propanoil] pirrolidina-2- acido carboxilico (Z)-butenedioato. Juntamente com o Enalaprilato, o enalapril faz parte do grupo dos inibidores da enzima conservadora de angiotensina (ECA), são um grupo de medicamentos que são usados ​​principalmente no tratamento da hipertensão e insuficiência cardíaca e doençasrenais.
O desenvolvimento dos fármacos que auxiliassem no tratamento da hipertensão começou por volta de 1949 quando descobriram que o plasma quando incubado com o veneno da Bothrops Jararaca, uma cobra típica da américa do sul, gerava um novo fator hipertensor, esse fator foi então chamado de Bradicinina. Os estudos com a enzima conservadora de angiotensina começaram por volta de 1956 com adescoberta da ECA no plasma sanguíneo pelo cientista Leonard T. Skeggs. Basicamente o desenvolvimento dos estudos a respeito dos inibidores de ECA começaram a partir dos estudos com a Bradicinina, um agente vasodilatador. O problema ocorreu quando se descobriu que a bradicinina e a angiotensina, outro agente vasodilatador, quando passavam pelos pulmões através da respiração pulmonar eram rapidamenteinativadas no sangue circulante, a bradicinina era completamente inativada e a angiotensina passa de angiotensina I para angiostensina II, anulando seu efeito de dilatação dos vasos, se mostrando ser um problema para quem tem hipertensão e insuficiência cardíaca.
Já em 1965 com a descoberta de um potencializador da bradicinina (BPFs) a partir do veneno da Bothrops Jararaca os estudos a respeito...
tracking img