Inglaterra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

INTODUÇÃO 4
1. HISTÓRIA DA INGLATERRA 5
1.1 BRITÂNIA ROMANA: INVASÃO E OCUPAÇÃO 5
1.2 AS INVASÕES VIKINGS 6
1.3 UNIFICAÇÃO INGLESA 6
1.4 A INGLATERRA NORMANDA 7
1.5 GUERRA DOS CEM ANOS (1337-1453) 7
1.6 GUERRA DAS ROSAS (1455-1487) 8
1.7 RAINHA ISABEL 8
1.8 A REPÚBLICA 9
2. ECONOMIA DA INGLATERRA 10
3. INGLATERRA E SUAS CARACTERÍSTICAS 11
3.1 RELIGIÃO 11
3.2 GEOGRAFIA12
3.3 POLITICA 13
3.4 CLIMA 13
3.5 DEMOGRAFIA 14
3.6 IDIOMA 14
3.7 GASTRONOMIA 14
3.8 ESPORTES 15
4. CURIOSIDADES 16
CONCLUSÃO 18
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19


Intodução

A pesquisa em questão tem por objetivo, o aprofundamento do estudo em relação a um dos países mais bem sucedidos do mundo, a Inglaterra, se tratando de um país muito tradicional, que até os dias atuais égovernado por uma rainha (Elizabeth II), é importante ressaltar sua História, economia, suas caracteristicas, curiosidades, dentre outras que venham a ser importantes. O estudo também será direcionado para Londres, principal cidade Inglesa, e também para o Reino Unido já que a Inglaterra faz parte deste Reino, inclusive está em primeiro dentre os demais vizinhos.




1 História daInglaterra

1 1 Britânia romana: invasão e ocupação
Julio Cesar invadiu a Britãnia em duas ocasiões em 55 e 54 a.C., limitando-se a estabelecer Estados clientes. Só em 43 a. C. Iniciou-se a província romana da Britânia. Os romanos dominaram a ilha facilmente, seu exercito era muito superior.
Os romanos fundaram cidades, como Londres, e fortalezas, utilizando engenharia e arquiteturanunca antes vistas na Britânia. Também ergueram muralhas (como a de Adriano) que cruzavam a Grã-Bretanha de oeste para leste, cujo propósito era impedir incursões militares de tribos ao norte (no que é a atual Escócia) contra o território da província romana.

A influência romana também foi muito forte na cultura religiosa britânica. Primeiro, a própria história de deuses celtas foi desaparecendo,transformando-os apenas em deuses romanos com nomes celtas (uma relação mais ou menos parecida com a da mitologia grega com a romana). (GILBERT, 1839).

Os romanos também levaram para a ilha o cristianismo que, quando da retirada das forças romanas no século V, já tinha força considerável na Grã-Bretanha. Depois, as próprias disputas internas aumentaram a influência do cristianismo, fazendo odruidismo desaparecer gradativamente e sem deixar muitos registros históricos, pois os druidas recusavam-se a escrever sobre seus dogmas e rituais. E no próprio povo britânico, até mesmo entre os nobres, era raríssima a prática da escrita.
Com o governo romano em crise, por volta de 410, a atual Inglaterra foi invadida progressivamente por povos germânicos, conhecidos como anglo saxões, estesgrupos incluíam jutos da Jutlândia, juntamente com um maior número de saxões, provenientes do noroeste da Alemanha, e anglos, provenientes do atual estado alemão de Schleswig-Holstein.
A população da Grã-Bretanha diminuiu drasticamente após o período romano. A redução parece ter sido causada principalmente pela peste e varíola.


1 1 1 As Invasões Vikings
Em 793 ocorreu a primeirainvasão Viking contra o monastério dando inicio a longa história de ataques à Grã-Bretanha, com o encerramento do periodo de saques e incursões, os Vikings começaram a colonizar a Inglaterra e ali mesmo comerciar. Eram em sua maioria Dinamarqueses, chegaram em bons barcos e exércitos, dominaram praticamente todos os reinos ingleses. No fim do sec. IX já governavam parte consideravál do reino ingles queeram independentes.
Alfredo, o Grande impediu a invasão dos vikings em seu reino, Wessex, por meio da construção de diversas fortalezas. Seu sucesso contra as incursões vikings e a reorganização do reino por ele empreendida fez com que a história lhe outorgasse o epíteto "o Grande".

1 2 A Inglaterra normanda
Com a conquista normanda houve uma severa mudança na história do estado...
tracking img