Infrestrutura e superestrutura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÃO 2 – CARACTERÍSTICAS DOS FATOS SOCIAIS
O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo, é experimentadopelo individuo como uma realidade independente que ele não criou e nunca poderá rejeitar como: as regras morais, leis, costumes, rituais entre outras. As respostas para nossa sociedade estariam nosfatos sociais.
As características do fato social são: A coercitividade, que é relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que fazemparte dela, levando-os a se conformarem às regras, independente dele querer ou não, essa força se manifesta quando o indivíduo adota um determinado idioma, quando se submete a um determinado tipo deformação familiar ou quando está subordinado a determinado código de leis. Mas uma pergunta se coloca: de onde vem esta ação coercitiva? Pensemos em nossa sociedade atual. Fomos criados, por nossos paise pela sociedade, com a ideia de que não podemos, em um restaurante, virar o prato de sopa e beber de uma só vez, pois certamente as pessoas vão rir ou talvez achar um tanto quanto estranho, já queexistem colheres para se tomar sopa, não existem leis escritas que impeçam quem quer que seja de virar o prato de sopa, segurando-o com as duas mãos para beber rapidamente. No entanto, a grande maioriadas pessoas se sentiria proibida de praticar isso. Da mesma forma, porque quando trabalhamos em um escritório ou algum lugar formal os homens estão de terno e não de pijamas. Isso é a ação coercitivado fato social, é o que nos impede ou nos autoriza a praticar algo, por exercer uma pressão em nossa consciência, dizendo o que se pode ou não fazer.
Outra característica é a exterioridade que,relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo, ou seja, eles são exteriores aos indivíduos. As regras sociais, os costumes, as leis, já existem antes do nascimento das...
tracking img