Infrestrutura e superestrutura

897 palavras 4 páginas
QUESTÃO 2 – CARACTERÍSTICAS DOS FATOS SOCIAIS O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo, é experimentado pelo individuo como uma realidade independente que ele não criou e nunca poderá rejeitar como: as regras morais, leis, costumes, rituais entre outras. As respostas para nossa sociedade estariam nos fatos sociais.
As características do fato social são: A coercitividade, que é relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que fazem parte dela, levando-os a se conformarem às regras, independente dele querer ou não, essa força se manifesta quando o indivíduo adota um determinado idioma, quando se submete a um determinado tipo de formação familiar ou quando está subordinado a determinado código de leis. Mas uma pergunta se coloca: de onde vem esta ação coercitiva? Pensemos em nossa sociedade atual. Fomos criados, por nossos pais e pela sociedade, com a ideia de que não podemos, em um restaurante, virar o prato de sopa e beber de uma só vez, pois certamente as pessoas vão rir ou talvez achar um tanto quanto estranho, já que existem colheres para se tomar sopa, não existem leis escritas que impeçam quem quer que seja de virar o prato de sopa, segurando-o com as duas mãos para beber rapidamente. No entanto, a grande maioria das pessoas se sentiria proibida de praticar isso. Da mesma forma, porque quando trabalhamos em um escritório ou algum lugar formal os homens estão de terno e não de pijamas. Isso é a ação coercitiva do fato social, é o que nos impede ou nos autoriza a praticar algo, por exercer uma pressão em nossa consciência, dizendo o que se pode ou não fazer.
Outra característica é a exterioridade que, relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo, ou seja, eles são exteriores aos indivíduos. As regras sociais, os costumes, as leis, já existem antes do nascimento das

Relacionados

  • Curso de Pontes em Concreto Armado
    9354 palavras | 38 páginas