Infravermelho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Raios Infravermelhos
 
O que são Radiações Infravermelhas
 
Os raios infravermelhos são constituídos por radiação composta por fotões cuja frequência é maior que 8x1011 Hz e menor que 3x1014 Hz, isto é, radiação electromagnética com frequência inferior à da luz vermelha, mas superior à das ondas de rádio.
 
Fig.1 -  Espectro electromágnético
 
Os raios infravermelhos foram descobertos noespectro solar, em 1880, pelo astrónomo inglês de origem alemã Frederick William Herschel.
A sua experiência consistiu em fazer atravessar um feixe de luz branca por um prisma, observando-se num alvo um espectro contínuo de radiações, de comprimento de onda entre o vermelho e o violeta (espectro contínuo da luz branca ou espectro solar). Em seguida, colocou um termómetro no alvo, na região aseguir ao vermelho, e observou uma elevação de temperatura, correspondendo essa região à radiação infravermelha, concluindo que ali não existia luz.
Esta foi a primeira experiência que demonstrou que o calor pode ser transmitido por uma forma invisível de luz.
 
Fig.2 – Experiência efectuada por Herschel
 
No espectro electromagnético, os infravermelhos subdividem-se em infravermelhos curtos(0,7-5 µm), infravermelhos médios (5-30 µm) e infravermelhos largos (30-1000 µm). Entretanto, esta classificação não é precisa porque em cada área de utilização, existe uma ideia diferente dos limites dos diferentes tipos.
 
Fig.3 -  Subdivisão dos raios infravermelhos no espectro electromagnético
 
 
Os raios infravermelhos desempenham um papel muito importante na Natureza.
Eles são osresponsáveis pela troca de energia térmica através do vazio. Se estas radiações não existissem, dois corpos que se encontrassem a uma determinada temperatura mantê-la-iam sem alterações por tempo indefinido. No entanto, dado que o corpo mais quente cede energia ao corpo mais frio, através da radiação, ambas as temperaturas (quente e fria) acabam por compensar-se e atingir uma mesma temperatura deequilíbrio.
O transporte de energia necessário para a vida, por exemplo, do Sol até à Terra ocorre unicamente através das radiações infravermelhas.
 
 
Aplicações dos raios infravermelhos
 
A radiação infravermelha encontra aplicações práticas muito importantes. É utilizada, por exemplo, para aquecer ambientes, cozinhar alimentos e secar tintas e vernizes.
Em medicina, tem amplo uso terapêutico,sendo empregada no tratamento de sinusite, dores reumáticas e traumáticas. A radiação infravermelha penetra na pele, onde sua energia é absorvida pelos tecidos e espalhada pela circulação do sangue. Existem aparelhos especiais que permitem ver um objecto pela detecção das radiações infravermelhas que ele emite. Um exemplo prático é dado pelo sistema de alarme infravermelho: qualquer interrupção de umfeixe dessas radiações ocasiona a criação de um impulso eléctrico no detector de controlo, ligando o alarme. Esse sistema é usado, também nas portas de elevadores, para evitar que elas se fechem sobre as pessoas.
Um uso também muito comum do infravermelho é para o fabrico de comandos a distância (telecomandos), preferíveis em relação as ondas de rádio por que não sofrem interferências de outrasondas electromagnéticas como. Por exemplo, os sinais de televisão.
Os infravermelhos também são utilizados para comunicação a curta distância entre os ordenadores e os seus periféricos.
A fotografia é uma das actividades mais beneficiadas com a aplicação da radiação infravermelha. Algumas emulsões fotográficas podem se tornar sensíveis a uma luz de comprimento de onda de até 1,1 micrómetro – oinfravermelho próximo da luz visível. Utilizando um certo tipo de filme infravermelho colorido, as cores dos objectos apresentam-se deslocadas de suas posições no espectro – a luz azul não aparece, os objectos verdes ficam azuis, os vermelhos mostram-se verdes e os infravermelhos colorem-se de vermelho.
 
Fig.4 – Diferentes aplicações dos raios infravermelhos

Medicine: Medicina:...
tracking img