Infraestrutura de ti: hardware e software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é infra-estrutura de tecnologia da informação (TI)? Enumere e descreva cada um dos seus componentes.
R: É a junção de componentes par a solucionar problemas.
Hardwares: Consistem na tecnologia para o processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados.
Softwares: Que podem ser software de sistema ou de aplicativos, software de sistema é responsável por administrar osrecursos e o software de aplicativo aplica atividades ao computador solicitado pelo usuário.
Gerenciamento de Dados: Consiste em softwares que gerenciam dados, organizam e processam, para que possam ser disponibilizados para o usuário, exemplo firebird, Postgre, e outros.
Gerenciamento de Redes: Proporciona conectividade de dados, voz e vídeos.
Serviços: Para operar e gerenciar os outroscomponentes da infra-estrutura de TI e também para ensinar os usuários a utilizar essa tecnologia.
2. Enumere e descreva os vários tipos de computadores disponíveis para as empresas hoje.
R: Os mais usados pelas empresas, hoje , são: os minicomputadores (de pequeno porte), os microcomputadores (de médio porte), conceitualmente todos realizam funções internas idênticas, mas em escalasdiferentes, os Servidores (podem ser de pequeno, médio ou grande porte), Sustenta Redes, Sites, ERP, BD), MainFrame (de médio/grande porte), Grande capacidade de processar quantidades de informações com rapidez e solidez até 1 T Flops (um trilhão de cálculos por segundo), Supercomputadores (Grande porte) Processamento extremamente rápido com cálculos que envolvem milhares de variáveis e equações e milharesde medidas - uso científico e militar.
3. O que é modelo de computação cliente/servidor? Descreva a diferença entre uma arquitetura cliente/servidor de duas e de N-camadas.
R: Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores.
De duas camadas: nesta estrutura a base foi coloca em umamáquina específica, separada das máquinas que executavam as aplicações. No de n-camadas, o aplicativo é movido para o Servidor e um navegador Web é usado como um cliente magro. O aplicativo é executado em servidores Web com os quais o navegador Web se comunica e gera o código HTML para ser exibido no cliente.
4. Enumere os mais importantes meios de armazenagem secundaria. Quais são as vantagens eas limitações de cada um?
R: São os Discos Magnéticos, Discos Ópticos, as Fitas Magnéticas e as Redes de Armazenamentos.
Disco magnético é o meio de armazenamento secundário amplamente utilizado, são discos de metal com grande capacidade de armazenamento.
Discos Ópticos utilizam a tecnologia de laser para armazenar quantidades maciças de dados de forma altamente compacta, os mais utilizadossão os CD-ROM e DVD-ROM.
Fita Magnética é a tecnologia mais antiga empregada para armazenamento de grandes quantidades de dados que precisam ser acessados com rapidez, mas não instantaneamente.
Redes de Armazenamento de Dados é uma rede projetada para agrupar dispositivos de armazenamento de computador. As SANs são mais comuns nos armazenamentos de grande porte.
5. Enumere e descreva osprincipais dispositivos de entrada e saída computacional.
Os principais dispositivos de entrada: teclado e mouse que permitem que o usuário informe a maquina qual a tarefa a ser realizada.
Os principais dispositivos de saída: monitor de vídeo, caixa de som e impressora, com o intuído de apresentar o resultado da tarefa solicitada pelo usuário seja ela em tela, em folha ou mesmo com o som.
6.Qual é a diferença entre processamento em lote e on-line?
Processamento em lote, transações como pedidos de compra ou cartões de ponto são acumuladas e armazenadas em um grupo ou lote até o momento em que, segundo alguma programação prévia, é eficiente e necessário processá-los. Este tipo de processamento é encontrado principalmente em sistemas mais antigos, nos quais os usuários precisam apenas...
tracking img